24 de ago de 2010

DISCIPLINA

"Educação é mudança de comportamento!" (Leocádio José Correia)


O problema da maioria das pessoas não é que elas não sabem o que fazer, mas que elas não fazem o que sabem. Há uma distância grande entre saber algo e usar este conhecimento. Quase todos têm uma noção ao menos razoável, do que é uma dieta saudável, porém não têm disciplina suficiente para segui-la, para aplicar seu conhecimento na prática do dia a dia. Você acha que deveria fazer exercícios, mas não faz...Acha que deveria comer mais frutas, mas não come...

O comportamento contraditório produzido pela indisciplina é fonte de grande sofrimento, pois mantém você permanentemente insatisfeito consigo mesmo. A disciplina é construida pela repetição do comportamento que queremos adotar, pois ao repetir muitas vezes um comportamento difícil para nós, ele tende a se tornar natural e menos doloroso. Mas até que essa nova conduta seja incorporada você irá lidar com um inevitável desconforto...Disciplina é difícil, mas vale a pena, pois com o tempo o desconforto desaparece e o comportamento disciplinado fica, trazendo com ele todas as vantagens que você buscou.



Quando você vai ao médico e ele lhe dá informações sobre dieta e exercícios, ele está lhe transmitindo conhecimentos que talvez você já tivesse, ou não, mas é necessário que você transforme este conhecimento adquirido em mudança de conduta e exercite aquilo que agora sabe. O desafio é que a transformação de conhecimento em mudança de comportamento requer disciplina.

A primeira causa de sofrimento na espécie humana é o medo, um adversário que se manifesta de diversas formas como ansiedade, pânico ou timidez. A segunda coisa que mais nos trás dor é a contradição. A disciplina é um instrumento para reduzir a contradição. Lembre-se que o conhecimento só se torna útil quando aplicado, pois é inútil saber o que fazer, se você não o faz!

"Se você estiver disposto a fazer apenas o que é fácil, a vida será difícil. Mas se você estiver disposto a fazer o que é difícil, a vida será fácil." (T. Harv Eker). Tome uma decisão hoje: a de adotar práticas saudáveis como comer melhor e exercitar-se; e após decidir inicie as mudanças necessárias no seu dia a dia para realmente executar essas ações. Não vai ser fácil, mas você verá os benefícios em pouco tempo e o melhor é que desfrutará desses benefícios por toda a vida.

Lembre-se: a sua saúde está em suas mãos, e se ela está em boas mãos ou não, só depende de você!

Dra. Priscila Rosa Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário