18 de ago de 2010

Mamães Maravilhosas


Como elas conseguem?

Se é essa pergunta que você sempre se faz quando vê famosas grávidas como Gisele Bundchen, Alessandra Ambrósio, Angélica, Heidi Klum, Fernanda Lima, Cláudia Leitte entre várias outras, nós vamos contar os segredos para estar radiantes durante e após a gravidez.

É cada vez mais comum vermos nas páginas das revistas as grávidas da vez desfilarem maravilhosas faltando tão pouco tempo para dar à luz. No caso da modelo Heidi Klum, com três semanas pós-parto já estava desfilando para a grife Victoria' s Secret.

A gestação é o período da vida que o corpo da mulher mais sofre alterações fisiológicas. Vamos listar agora os quatro pontos negros da gravidez e como controlá-los. Afinal, se elas podem, você também!

Durante o período gestacional a mulher carrega consigo quatro riscos estéticos: estrias, retenção de líquido, flacidez e cloasma(manchas, principalmente no rosto). Por outro lado, qualquer tratamento nesse período deve ser muito bem orientado e acompanhado por profissional qualificado, pois tudo que for ingerido ou aplicado sobre a pele pode afetar ao feto, através da corrente sanguínea.

ESTRIAS: Elas surgem devido ao estiramento intenso da pele e as suas estruturas (colágeno e elastina) não conseguem suportar a tensão, rompendo-se e dando origem a uma espécie de cicatriz. A palavra de ordem durante toda a gravidez é HIDRATAÇÃO! Produtos a base de uréia, lactato de amônia, colágeno, elastina e óleos vegetais são recomendados. Além disso, o controle do peso é importantíssimo, até 12 kg nos 9 meses de gestação, para evitar um estiramento intenso e repentino da pele.

RETENÇÃO DE LÍQUIDO: Pernas pesadas e inchadas, aquele sapato confortável não cabe mais, usar anéis nem pensar! Alguns fatores pré-gravidez podem intensificar o inchaço, como sobrepeso, tabagismo e má alimentação. Existem muitas orientações nutricionais que combatem o edema, entre elas : incluir saladas verde-escuro na dieta. Elas contêm magnésio, clorofila e antioxidantes que aumentam a circulação e são diuréticas. Reduzir o consumo de sal, aumentar (e muito!) o consumo de água e de fibras, combatendo também a constipação. Evite fast-food e embutidos que são ricos em sódio. Ativar a circulação sanguínea por meio de caminhadas e exercícios leves também são importantíssimas pois auxiliam no retorno venoso.

Mas o grande segredo das mamães da década é outro: Drenagem Linfática Manual durante toda a gestação e no pós-parto. Entre os principais benefícios da técnica para as gestantes estão: redução do inchaço e da sensação de pernas pesadas, prevenção da formação de varizes, prevenção de celulite e gordura localizada devido ao aumento da circulação.

FLACIDEZ: NÃO FIQUE PARADA! E neste momento, a grávida não deve pensar em apenas realizar exercício para manter o corpo durinho e previnir celulite, gordura localizada e flacidez. O exercício físico ajuda a mamãe a passar pelo período gestacional com mais bem-estar evitando as dores lombares e as cãimbras tão frequentes, e além disso, prepara a mulher para o momento mais esperado: o parto!

O método Pilates para as gestantes garante um reforço da musculatura do assoalho pélvico (melhor sustentação do feto, facilita a contração e relaxamento no parto), estimula o desenvolvimento da musculatura abdominal e o trabalho da respiração. Sem esquecer da preparação para o período pós-parto, onde foca-se no fortalecimento da musculatura dos membros superiores que garantem maior facilidade em amamentar e carregar o bebê. Durante e após o parto a nova mãe vai precisar de uma boa postura e de uma musculatura bem fortalecida para não apresentar dores lombares, dorsais, cervical, tensão nos ombros e no pescoço.

O obstetra deve sempre ser consultado para liberar a prática de qualquer atividade física para mulheres sedentárias. Quem já praticava exercícios previamente, não existem restrições. Procure sempre um profissional capacitado para orientá-la nos exercícios.

CLOASMA: Cloasma gravídico são as manchas de cor marrom que aparecem na pele decorrentes de alterações hormonais e predisposição genética. É indispensável o uso de protetor solar de alta proteção todo santo dia (hábito que já deve ser adotado por todas as pessoas e por toda a vida!), e mesmo assim, algumas mulheres acabam tendo as temidas manchas. As vezes as manchas podem sumir sem tratamento, alguns meses após o parto. Como durante o período gestacional e durante a amamentação não pode utilizar vários tipos de ativos (como os ácidos), o tratamento pode ser acelerado no período gestacional realizando o peeling mecânico (Peeling de Diamante).

Por fim, não existem milagres e a prevenção é sempre a melhor escolha...então aí vai o tratamento que a DUE indica para uma gravidez tranquila e sem lados negros:

Alimentação saudável e balanceada + Orientações sobre cuidados da pele e produtos a serem utilizados para prevenção de estrias e cloasmas + Drenagem Línfática Manual (realizada por fisioterapeuta especializada)+ Pilates (realizada por fisioterapeuta especialista em método Pilates e com curso de aperfeiçoamento de Pilates para Gestantes).

Relembrando que...se as famosas conseguem, você também conseguirá!


Dra. Pâmela Rosa Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário