26 de ago de 2010

Menopausa - como o Pilates pode ajudar?



É cada vez mais crescente o número de mulheres de meia-idade iniciando a prática de Pilates.

As mulheres de hoje são muito mais ativas, informadas e focadas na sua saúde e fitness do que eram há várias décadas. Muitas praticam exercícios por anos e não querem parar, agora que elas estão alcançando seus anos de menopausa. Aliás, com o aumento do acesso à informação sobre a saúde e o envelhecimento que as revistas, a TV e a própria internet transmitem, essas mulheres já começaram a perceber inúmeros sintomas da menopausa que podem passar despercebidos ou amenizados ao adotar um exercício físico à sua rotina.

Aqui seguem TODOS os benefícios que o método Pilates pode proporcionar:

1- Foco na respiração: As sessões de Pilates contam com uma série de respirações profundas e fluídas que quando feitas com qualidade (simultânea à contração da parte central do corpo) tem o poder de concentrar e acalmar a mente, proporcionando prazer e relaxamento. Ao invés de sair exauta da aula, sai renovada e revigorada!

2- Fortalecimeno muscular: Nesse período, as mulheres precisam ( e muito!) focar em exercícios que proporcionem aumento de massa muscular, já que a cada ano, perde-se cerca de 1% a 1,5% de músculos devido à queda hormonal, que serão substituídos por gordura, por isso o benefício número 3 (abaixo) é importantíssimo!

3- Suando a camisa: O ganho de peso para a mulher que atingiu a menopausa pode chegar a 200 gramas por ano, pois queimam-se 120 calorias a menos por dia.Há quem ache que não, mas o Pilates é capaz SIM de queimar bastante calorias. Tudo depende da aula que o professor pode montar! Nesse período é importante estimular o sistema cardiovascular para evitar doenças cardiovasculares. Aumentar gradativamente e reduzir gradativamente o ritmo das aulas. Começar devagar (com a respiração e aquecimento), aumentar o nível a fim de incluir algum trabalho cardiovascular, manter este nível, e então começar a arrefecer. Esta fórmula aeróbia parece funcionar muito bem para a mulher na menopausa.

4- Prevenção contra a Osteoporose: A partir dos 45 anos a perda óssea anual é de 2%. Exercícios de fortalecimento muscular são essenciais para prevenir a perda óssea. Além de o método Pilates nao causar impacto nas articulações.

5- Alongamento: A estatura diminui entre 0,3 e 0,4 centímetro ao ano. Além disso, todo mundo já está cansado de ouvir falar que o alongamento é essencial para a prevenção de dores, lesões e tensões musculares...Não é preciso dizer mais NADA!

6- Treino de equilíbrio: A menopausa pode ser um momento de desorientação, e não apenas mental, mas físico também. Tentar buscar o equilíbrio acrescentando exercícios juntamente com os alongamentos, como forma de ajudar a concentrar e coordenar a mente. A agilidade física e mental reduz-se 1% ao ano. FIQUE LIGADA!

7- Prevenção da Incontinência Urinária: No Pilates, a musculatura do assoalho pélvico assim como a musculatura profunda do abdômen é muito requisitada, proporcionando maior controle sobre o fluxo de urina através do ganho de força e resistência da musculatura perineal.

8- Trabalho de estabilização da pelve. As áreas de preocupação para as mulheres na menopausa são os quadris, nádegas e coxas. Embora seja doloroso para começar a perder a forma nesta área, é mais do que apenas um problema estético. Há um aumento da instabilidade nesta área a partir da perda do músculo e este por sua vez, é responsável pelas muitas quedas e fraturas que esta população começa a ver. Os músculos dos glúteos ajudam a estabilizar a pelve como fazem os músculos abdominais e do assoalho pélvico. A estabilização da pelve é um princípio primordial do Pilates, este exercício tem muita importância para as mulheres na menopausa.

Entre as famosas que estão passando por esse período e não abrem mão de praticar o Pilates quase que diariamente são a modelo Luiza Brunet que está com o corpo mais enxuto e definido do que nunca e a jornalista Marilia Gabriela que com mais de 60 anos se diz viciada no método e revigorada, se sentindo com 30 anos!

Agende na DUE uma aula experimental e sinta no seu corpo os benefícios do método Pilates.

Dra. Pâmela Rosa Pereira.

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