4 de ago de 2010

Origem do Pilates



A maioria das pessoas que leem sobre Pilates, ou iniciam a praticá-lo demonstram muita curiosidade em conhecer a história desse método e do seu inventor.

O criador foi um alemão chamado Joseph Hubertus Pilates (1880-1967), pelo fato de ter nascido com uma saúde frágil e debilitada, viveu em função do restauro das funções orgânicas e da qualidade de movimentação de seu corpo. Praticou, desde a infância, diversos tipos de atividades físicas e modalidades de esporte, como esqui, box, ginástica, ioga, mergulho, práticas circenses, como forma de desenvolver um corpo forte e saudável, transformando-se em um atleta. Também dedicou-se aos estudos das funções corporais, incluindo anatomia, fisiologia e medicina oriental.

Foi durante a I Guerra, trabalhando como boxeador que Joseph foi convocado para trabalhar como enfermeiro. Foi aí que Pilates percebeu que a falta de exercícios dos pacientes acamados dificultava o processo de reabilitação e desenvolveu exercícios utilizando cordas, roldanas e molas que eram adaptadas ao leito. Sua idéia era trabalhar a resistência de músculos específicos, sem comprometer as outras partes do corpo.



Em 1926, o "método de condicionamento físico integral" foi levado por ele e pela esposa, Clara, a New York, onde abriu seu primeiro studio.

Durante os anos 50, trabalhou arduamente para ver promover seu método, construindo equipamentos, ministrando palestras, dando entrevistas e fazendo demonstrações para médicos ortopedistas. No entanto, todo esse esforço de Joseph H. Pilates teve pouco retorno, pois o sistema de saúde da época possuía uma visão fragmentada do indivíduo, uma concepção estreita de prevenção, não acreditava na participação ativa do indivíduo na prevenção e na recuperação da saúde.

Morreu aos 87 anos, sentindo orgulho de seu corpo saudável e de sua criação – um método corporal que revolucionou os antigos conceitos de esforço, de saúde e de atividade física. Seu trabalho foi disseminado nos Estados Unidos pelos 14 instrutores de primeira geração e continua se expandindo por todo o mundo, graças aos evidentes resultados na vida de seus praticantes.

Dra. Pâmela Rosa Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário