12 de set de 2010

Má-digestão

Se você possui uma digestão difícil, evite:


FRITURAS: a gordura dificulta a digestão e pode provocar a sensação de estômago pesado.
FRUTAS MUITO ÁCIDAS: elas aumentam a produção de sucos digestivos, provocando azia.
CARNES GORDUROSAS: a grande quantidade de proteína torna a digestão mais lenta. Se tiver gordura então...
SAL EM EXCESSO: estudos apontam que pode provocar câncer de estômago, além de aumentar a atividade da Helicobacter pylori (microorganismo encontrado no estômago e duodeno, relacionado a gastrite, úlcera e até câncer).

BEBIDAS ALCOÓLICAS: agridem a mucosa gástrica e sobrecarregam o fígado. Para quem sofre com refluxo é pior ainda, pois elas irritam o esôfago e relaxam o esfíncter.

E invista em:

IOGURTE: ajuda a curar diarréias. Um pote por dia já é o suficiente para prevenir o problema.
GENGIBRE: mastigá-lo cru ou usá-lo na forma de chá é uma ótima opção contra o enjôo (mas essa dica não vale para o mal-estar matinal das grávidas).
BANANA: substâncias dessa fruta formam uma espécie de filme protetor na parede gástrica, diminuindo a acidez.

AMEIXA E PÊRA: duas frutas com uma excelente combinação de fibras para combater a prisão de ventre.
CHÁ VERDE: sempre ele...tomado logo após as refeições, é um ótimo antiácido.
ARROZ: por ter pouca proteína, ele vai rapidamente para o intestino sem liberar muito ácido no estômago, o que evita que a azia piore quando a pessoa está em plena crise.

(Fonte: Revista Saúde)

Dra. Priscila Rosa Pereira.

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