10 de set de 2010

Pular Corda


Pular Corda é um dos mais eficientes exercícios aeróbios e além disso, é super barato, divertido, eficaz e o mais incrível... você vê os resultados em pouquíssimo tempo! Na verdade, esta que é uma brincadeira de criança também está sendo muito utilizada como exercício e treinamento por muitas pessoas devido, principalmente, à grande queima calórica e significativo aumento do condicionamento cardiorrespiratório. Pular corda é um ótimo exercício, que exige um bom nível de condicionamento físico de seu praticante. Se este não é o seu caso, você pode iniciar alternando a corda com outra atividade, como caminhada, bicicleta, subir e descer escadas, musculação, pilates, até melhorar o condicionamento. Esta atividade é muito utilizada por atletas, como boxeadores e lutadores de jiu-jitsu, entre outros, como aquecimento e treinamento cardiorrespiratório, além de estar presente em aulas de academias e studios em sistemas de circuito ou condicionamento físico.
Benefícios:
- Fortalece grandes grupos musculares como: quadríceps, glúteos, panturrilhas, abdômen e braços
- Queima mais calorias e melhora a capacidade aeróbia que exercícios aeróbios convencionais como a corrida ou caminhada, por exemplo, protegendo contra doenças cardíacas
- É um dos melhores exercícios para melhorar a agilidade, ritmo, equilíbrio e coordenação motora
- Ótimo exercício de base para atividades que utilizam muito os pés, como: tênis, esqui, basquete, futebol, etc.
- Eficaz no tratamento da Celulite
- O impacto causado nas articulações de membros inferiores (para quem não tem contra-indicação) é ótimo no combate à osteosporose
- Gasto Calórico altíssimo: 100 calorias, em média, a cada 10 minutos de atividade em ritmo acelerado.
Indivíduos que apresentam lesões de joelho ou em qualquer articulação dos membros inferiores ou que estejam com sobrepeso não devem praticar devido ao alto impacto articular.
Não espere que as primeiras sessões durem muito tempo. Pular corda é um exercício intenso e cansativo, principalmente para sedentários.
A Clínica DUE disponibiliza nos seus treinos esta atividade, que pode incrementar ainda mais os resultados através do treinamento em "circuito", onde o praticante reveza exercícios de fortalecimento com a corda. Este tipo de treinamento pode ser intercalado com a prática do método Pilates, Cybex ou até mesmo na Plataforma Vibratória. Porque afinal, o objetivo da corda é de intensificar o treinamento, mas de maneira lúdica e divertida.

Dra. Pâmela Rosa Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário