23 de set de 2010

Ração Humana


A ração humana é uma mistura de cereais que não foi elaborada com intuito de auxiliar a perda de peso. Há 5 anos, quando estava grávida do primeiro filho, uma terapeuta de Curitiba-PR, criou a ração para enriquecer sua alimentação. Hoje, esta mistura é o principal produto da empresa que ela fundou. A mistura sofreu várias modificações e hoje tem várias versões, sendo um alimento rico em zinco, selênio, cálcio, vitaminas do complexo B e gorduras boas. Além de concentrar uma quantidade enorme de fibras, que aumentam a saciedade e melhoram o ritmo intestinal, levando por isso, a fama de emagrecer.

Por ter essa grande quantidade de fibras, o produto reduz a velocidade de absorção dos carboidratos nas refeições, fazendo com que não ocorra um pico glicêmico após a refeição, o que geraria um pico insulínico que estimularia o acúmulo de gordura na região abdominal. Alguns ingredientes da ração, como a linhaça, ainda têm efeito antiinflamatório, auxiliando também na perda de peso ao combater a inflamação gerada por toxinas e gorduras em nosso organismo.

Deve-se ter cuidado com o fato de que mesmo as versões light da ração têm calorias (cerda de 40 kcal por colher de sopa) e se consumidas em excesso, engordam! A medida de uso diária indicada pelos fabricantes é de 2 colheres de sopa, pois mais que isso já seria exagerar na quantidade de fibras (mais que 25 gramas/dia) e poderia causar constipação principalmente em quem não bebe muita água. Aliás, essa é uma regra fundamental para quem ingere a ração: beber muita água para que as fibras fiquem hidratadas e macias auxiliando no funcionamento intestinal e também ocupando mais espaço no estômago, o que dá a sensação de saciedade.

Devido às vitaminas e minerais presentes no mix, haverá efeito sobre a pele e cabelos, que ficarão mais nutridos e bonitos.


Você pode experimentar várias marcas até encontrar a com sabor e textura mais agradável ou tentar fazer em casa. Veja uma receitinha de ração humana caseira:

-6 colh. sopa de quinua em flocos (100g)


-6 colh. sopa de farelo de arroz (100g)


-4 colh. sopa de lecitina de soja granulada (50g)


- 3 colh. sopa de semente de girassol (50g)


- 3 colh. sopa de semente de gergelim (50g)


- 4 colh. sopa de semente de linhaça (60g)


- 4 unidades de castanha-do-pará (50g)


(bata tudo no liquidificador e guarde num recipiente bem fechado na geladeira por até 15 dias - rende 30 colheres de sopa e cada colher terá 40 kcal)


Para degustar experimente bater 2 colheres de sopa no liquidificador com 1 copo de leite desnatado e sua fruta de preferência. Como a ração não é doce nem salgada, pode ser também polvilhada sobre a salada de frutas, sobre a salada de folhas e verduras nas refeições ou ainda na sopa.


Experimente!


Dra. Priscila Rosa Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário