6 de set de 2010

Você tem sede de quê? Água!!!

Nosso organismo sobrevive mais tempo sem alimento do que sem água. Nossa necessidade de água aumenta com a atividade física e com o calor do ambiente, pois nessas situações o corpo transpira mais e é preciso repôr as perdas evitando a desidratação.


A água é composta por oxigênio e hidrogênio, e possui um papel fundamental no organismo. O corpo é composto de 70% de água, sendo que este percentual varia um pouco de acordo com sexo e idade. É importante lembrar que não devemos esperar ter sede para começar a tomar água. Quando sentimos sede já estamos levemente desidratados.


A quantidade média consumida de líquido em adultos deve variar de 35 a 40ml de água por quilo de peso corporal.


Com o envelhecimento ocorre uma diminuição da proporção de água no organismo. Uma das maneiras fáceis de avaliar se ingerimos líquidos adequadamente é observar a coloração da urina: quanto mais clarinha melhor está nossa hidratação.


No verão, chás e o sucos também auxiliam na hidratação, mas lembre que sucos contêm calorias (de preferência não coloque açúcar). Bebidas como refrigerantes devem ser evitadas, pois hidratam pouco em virtude da presença de gás e do alto teor de açúcar. As bebidas alcoólicas, estimulam ainda mais a perda de água pela urina, pois aumentam a diurese, além de serem calóricas.


Os isotônicos contêm um teor de sais minerais elevado, sendo bem indicados para atletas que têm uma perda intensa de água e sais minerais através do suor, necessitando de uma reposição rápida obtida com esse tipo de bebida.


Efeitos da desidratação:


- Diminuição de energia

- Diminuição da performance no exercício
- Cãimbras

- Dores de cabeça

- Náuseas
- Pressão baixa (queixa mais comum no verão, pois o calor causa vasodilatação com diminuição do retorno venoso ao coração)


Calorias:


- Refrigerante (250 ml): 115 calorias aproximadamente

- Suco de limão (250 ml): 20 calorias

- Suco de abacaxi (250 ml): 120 calorias

- Suco de laranja (250 ml): 160 calorias

- Água de coco (250 ml): 40 calorias

- Gatorade (200 ml): 48 calorias

- Cerveja (350 ml): 147 calorias

- Caipirinha de vódca (1 dose): 160 calorias

- Vinho (120 ml): 110 calorias

- Chopp (150 ml): 126 calorias

- Licor (50 ml) 170 calorias

- Whisky ou vodka (50 ml): 108 calorias


Outra forma de melhorar a hidratação é incluir mais frutas, verduras e legumes nas refeições. Esses alimentos contêm cerca de 80% a 90% de água e a maioria tem poucas calorias e muitas fibras e vitaminas. Pode-se também optar por sucos naturais ou picolés de frutas, que no calor são uma delícia!


Dica: carregue uma garrafa de água com você por onde for e beba goles de vez em quando mesmo sem ter sede. Assim, além de estar sempre hidratada você sente menos fome, pois a água enche o estômago e causa uma leve sensação de saciedade!


Dra. Priscila Rosa Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário