19 de out de 2010

As maravilhas da Romã

A romã (Pomegranate - Punica granatum L.) é uma fruta pouco popular. Geralmente não é degustada como fruta em si, mas sua polpa é muito usada em sucos e doces. Essa fruta além de saborosa, possui ação antioxidante, antiaterosclerose, anticarcinogênica e clareadora da pele!

É uma excelente fonte de antioxidantes, que além de prevenirem o fotoenvelhecimento cutâneo, protegem as artérias diminuindo o risco de doenças cardiovasculares. Pesquisas mostram que seu poder antioxidante é 2 a 3 vezes maior que o do vinho tinto e do chá verde, o que é atribuído a grande quantidade de polifenóis presentes na fruta.

Os principais polifenóis da romã são as elagitaninas hidrolisáveis. As elagitaninas ao serem hidrolisadas liberam moléculas de ácido elágico que por sua vez atua como antioxidante. O ácido elágico também tem atividades antivirais e antibacterianas.

Também é rica em vitaminas do complexo B (tiamina, niacina e riboflavina), vitamina C, cálcio e fósforo, componentes muito benéficos para o coração.

Estudos mostraram que o consumo freqüênte de seu suco previne o endurecimento das artérias, a oxidação do LDL colesterol e consequentemente reduz a formação de placas de gordura (aterosclerose). Além de prevenir, parece haver uma regressão de lesões e placas arteriais já estabelecidas!

Também foi comprovado que a fruta contém outros agentes com propriedades antimutagênicas que agem na prevenção do câncer, particularmente no de próstata, mas também nos de mama, esôfago, pele, cólon e pâncreas.

Estudo realizado com o Extrato de Pomegranate em uma concentração expressiva de antioxidante, mostrou ser capaz de reduzir a pigmentação da pele causada pelos raios UVB.

Com tantos benefícios, vale a pena fazer um suco de romã e beber bem geladinho num dia quente ou mesmo adicionar a fruta a uma receita deliciosa de sobremesa, para atenuar o estrago do açúcar...experimente!



Dra. Priscila Rosa Pereira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário