18 de out de 2010

Aumentam as Lesões Entre Adeptos da Musculação

O número de pessoas que querem entrar em forma cresceu rapidamente, mas o efeito negativo da atividade física é que cada vez mais pessoas estão tendo lesões ósseas, nos tendões e nos músculos, segundo sugerem vários estudos científicos.

Pesquisadores estimam que cerca de 1 milhão de pessoas foram tratadas de lesões relacionadas a treinamento ou equipamento de musculação entre 1978 e 1998, apenas nos Estados Unidos. Para descobrir se as lesões relacionadas à treinamento de musculação aumentaram além da taxa de crescimento populacional dos Estados Unidos, o Dr. Chester Jones e colegas da Universidade de Arkansas, analisaram os dados do Sistema Eletrônico de Supervisão de Lesão dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (Center Disease Control), que registra informação de 101 hospitais em todo os Estados Unidos.

Os resultados da pesquisa foram publicados na revista The Physician and Sports Medicine. Os pesquisadores descobriram que as lesões relacionadas à prática de musculação que exigiram tratamento de pronto-socorro aumentaram em 35% entre 1978 e 1998. Cerca de 1 em 4 destas lesões ocorreu devido ao mau uso ou abuso de equipamento de musculação. Alguns grupos de idade são de interesse - e preocupação particular, pois foi detectado entre eles um grande aumento de lesões. Homens com mais de 65 anos tiveram um aumento de 303% e mulheres entre 45 e 65 anos tiveram um aumento de 281% no número de lesões relacionadas à musculação. Muitas pessoas de meia idade têm hoje a consciência dos benefícios à saúde de levantar pesos, como forma de combater a osteoporose; isto tem levado um maior número de pessoas nesta faixa de idade a praticarem a musculação. "Estes grupos estão participando com altos números. Há 20 anos, não havia tantas pessoas nestes grupos de idade fazendo musculação", afirmou o Dr. Jones.O número de lesões é maior entre pessoas que fazem exercícios em casa, o que poderia sugerir a necessidade da presença de um personal trainer (educador ou fisioterapeuta), para diminuir a chance de lesão.

Sabe-se que no Brasil, apesarde não haver estudos nessa área o número de pessoas lesionadas adeptas da musculação também é alto e que os motivos baseiam-se nos mesmo apresentados pelo estudo: pessoas que praticam seu treino em uma acadmeia sem supervisão profissional, visto que a maioria das máquinas utilizadas hoje em dia ainda deixam muito a desejar em relação à ergonomia e adaptação para os diferentes tipos de pessoas. Estes casos apenas se agravam mais nas pessoas de meia idade para cima, que já estão mais propensas à lesões

Por isso, a DUE trabalha com um studio exclusivo de fitness focado apenas na prática de EXERCÍCIO INTELIGENTE, que significa treinar todas as habilidades físicas do indivíduo de forma integrada, onde o aluno é supervisionado por fisioterapeuta especializado. No quesito musculação, a DUE traz para Santa Catarina o Bravo, considerado o melhor aparelho de treinamento funcional do mundo (sistema Cybex®), e o único do estado. Leia nossa matéria já postada no blog que explica o que essa única máquina com mais de 300 exercícios é capaz de fazer pro seu corpo e sua saúde da maneira mais inteligente possível!


http://clinicadue2.blogspot.com/2010/08/bravo-functional-trainer-by-cybex.html

Dra. Pâmela Rosa Pereira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário