23 de out de 2010

Cigarro = Envelhecimento precoce!

Além de estar relacionado com doenças pulmonares e cardiovasculares, o cigarro é responsável por alterações na pele diretamente ligadas ao aceleramento do envelhecimento cutâneo. O cigarro diminui a irrigação sanguínea da pele, prejudicando a oxigenação. Como conseqüência, as fibras elásticas e colágenas se deterioram, provocando rugas profundas e aparência envelhecida.




Todos os fumantes terão prejuízos na pele e isto está diretamente relacionado a quantidade de cigarros fumados por dia.Os fumantes têm mais rugas na face; e os vincos em torno da boca, nas bochechas e na lateral dos olhos ficam mais aparentes. Além disso, a pele dos fumantes é opaca, sem viço, por vezes acinzentada. De acordo com os resultados de uma pesquisa realizada na Santa Casa de São Paulo, houve correlação direta entre o grau de obstrução pulmonar e as alterações na pele. Portanto, especula-se que a pele poderia ser marcador clínico para um futuro desenvolvimento do enfisema.




Parar de fumar além de trazer enormes benefícios para o pulmão e circulação também trará uma melhora considerável na aparência. A melhoria da pele não será imediata, os tratamentos dermatológicos são uma ótima opção para melhorar a pele dos ex-fumantes. Os benefícios de parar de fumar já podem ser notados em 72 horas. Observe:




72 horas - Melhora a respiração

1 mês - Aumenta a perfusão da pele melhorando sua aparência

3 a 9 meses - Os problemas respiratórios como tosse desaparecem. A função pulmonar aumenta em 10%.

1 ano - Risco de infarto cai pela metade

10 anos - Risco de câncer de pulmão cai pela metade

15 anos - Risco de infarto é igual ao de não fumantes




NUNCA É TARDE!

Se dados de pesquisa não são capazes de estimulares as pessoas a largarem essa "droga", vamos apelar um pouco mais...Pesquisas recentes acompanharam por anos dois casos de gêmeas idênticas, onde uma é fumante por anos e a outra nunca fumou...veja só os efeitos do cigarro na pele:






A mulher da esquerda nunca fumou e sua irmã, na direita é fumante há anos.



Este caso foi acompanhado pelo Comitê Nacional de Prevenção contra o Tabagismo da Espanha. As irmãs têm mais de 50 anos e a da esqueda é fumante há muitos anos. A da direita nunca fumou.


O resultado é que a pele da primeira gêmea mostra rugas profundas e extendidas, flacidez e o envelhecimento facial ocorreu com maior rapidez e severidade. Já sua irmã apresentou um rosto mais limpo e muito menos enrugado.


Dra. Pâmela Rosa Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário