13 de out de 2010

Exercite-se e Viva mais!

Embora seja considerada regra ideal para que procura ter uma vida saudável, muitas pessoas adotam a prática de atividades físicas em sua rotina apenas no verão. Lembrando que o sedentarismo é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o dia 6 de abril como Dia Mundial da Atividade Física.

O programa Agita Mundo acredita que a prática de exercícios, de intensidade moderada, durante 30 minutos por dia é suficiente para que o cidadão deixe de ser sedentário. Estes 30 minutos podem ser contínuos ou divididos em três períodos de 10 minutos cada. Quando se fala em exercícios, o mais importante é que você pratique alguma atividade que se adapte ao seu estilo de vida e que seja do seu agrado. Caso contrário, são muitas as chances de interrupções.

Pequenas modificações no hábito diário – como subir escadas, saltar do ônibus um ponto antes, passear com o cachorro, varrer, cuidar do jardim, lavar o carro, etc, podem ajudá-lo a movimentar-se mais e servir como um estímulo para o início de uma atividade física diária.

Os efeitos benéficos da atividade física ocorrem para as pessoas que se exercitam com regularidade. Aqueles com IMC entre 25 e 30 (sobrepeso), nestas condições, podem ter um risco menor de desenvolver diabetes e outras doenças metabólicas do que os sedentários.

De acordo com o United States Departament of Health and Human Services, é importante que os adultos pratiquem 2 horas de atividades anaeróbicas (musculação localizada), por semana, além dos 30 minutos de caminhada intensa por dia. Nos casos de pessoas com diabetes, hipertensão, obesidade e pessoas com problemas no metabolismo ósseo, por exemplo, é preciso ter um cuidado especial na escolha dos exercícios a praticar. Nestes casos, é imprescindível o acompanhamento de um profissional!

Um minuto de atividade física intensa é compatível com 2 minutos de atividade moderada. Caminhada em ritmo acelerado, hidroginástica, passeio de bicicleta e jogo de tênis em dupla são alguns dos exemplos de atividade moderada. Já a corrida, a natação, o basquete e a corrida de bicicleta são consideradas intensas.

Durante a prática de um exercício físico é possível que haja uma redução na taxa de glicose da pessoa. O indicado, principalmente para pessoas com diabetes, é que carreguem consigo algum tipo de carboidrato de rápida absorção.

As atividades físicas melhoram a sensação de bem-estar, diminuem a ansiedade e a probabilidade de depressão por liberarem serotonina (hormônio conhecido como “hormônio da felicidade”).

Dentre os benefícios da prática de exercícios estão: a diminuição do apetite, a melhora do humor, a perda de gordura (emagrecimento), o enrijecimento dos músculos, a melhora da imunidade e o retardo do envelhecimento.






Dra. Priscila Rosa Pereira.

Um comentário:

  1. Como andam os preparativos de abertura??...a todo vapor imagino!!! Aiiiii não vejo a hora de ir aí!!
    O blog está um máximo..idéis e dicas super importantes e interessantes!!
    Parabéns!!

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