1 de nov de 2010

Cosméticos Gourmet

Para chamar a atenção das mulheres, muitos cosméticos têm usado ingredientes como frutas e alimentos na sua composição.


Cheiros deliciosos, embalagens bonitas e a sugestão de sabores que sabemos ser deliciosos, nos estimulam a comprar um produto que promete trazer benefícios para a pele ou para os cabelos.



Ingredientes como frutas, chocolate, macadâmia, castanhas e até o caviar são usados nos cosméticos para dar água na boca das consumidoras e fazê-las desejar aquele produto tão "apetitoso".


Esses ingredientes trazem a idéia da "beleza que vem da natureza"...faz você pensar inconscientemente: "se é bonito, cheira bem e possui um ingrediente natural, deve fazer bem pra pele!". Mas, será que é assim? Será que cremes com esses ativos (morango, chocolate, caviar, etc) têm algum efeito sobre a pele?

A resposta é: alguns sim, outros não...muitos produtos terão um cheiro e aparência maravilhosos, porém não possuem substâncias capazes de trazer reais benefícios. Mas alguns destes ingredientes realmente têm, além do cheiro e aparência maravilhosos, benefícios incríveis para tratar pele e cabelos:


O morango contém ácido glicólico, que clareia manchas e estimula a renovação celular e firmeza da pele.

O chocolate é hidratante e emoliente, tendo benefícios para peles sensíveis e danificadas pelo sol e pela poluição ambiental, sendo bom principalmente para peles secas e finas.

A macadâmia contém óleos que criam uma película que protege a pele de agressões ambientais como vento, frio extremo, ressecamento do ar-condicionado, e é ótima também para ser usada pós-sol por ser muito hidratante.

O pêssego contém alfa-hidroxiácidos (AHA) que dão brilho, afinam, renovam a pele e facilitam a penetração de outros produtos.

O caviar contém proteínas tensoras que dão mais firmeza à pele além de possuir propriedades antienvelhecimento (antioxidantes).



Os cremes contendo "capuccino" ou café contêm cafeína e estimulam a circulação, acalmando e desinchando a pele cansada e as pálpebras inchadas.



Podemos então, aproveitar os benefícios desses ingredientes na pele, sem, no entanto, esquecer que só funcionam quando aliados à tecnologias e a outros ingredientes sintéticos, que conferem eficácia e segurança (nada de esfregar café ou caviar no rosto!).



Aproveite essas delícias cosméticas!

Dra. Priscila Rosa Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário