15 de out de 2010

Suba de escada!

Todos que entram num edifício comercial, num shopping, num hotel ou no edifício onde moram, têm uma escolha: subir de escadas ou de elevador?

Para aqueles que costumam sair de casa apressados, sem nem tomar café da manhã porque vivem com pressa, ou aqueles que têm um dia exaustivo e chegam em casa esgotados, com certeza o elevador será escolhido sem exitar. Mas esta não é a melhor escolha para a saúde! A simples mudança do hábito de usar o elevador para o uso da escada, que pode ser perfeitamente incorporada a rotina de todos e não tem custo algum, mostrou ter grandes benefícios sobre a saúde das pessoas.

Um estudo publicado no European Heart Journal, onde funcionários de 69 hospitais que eram sedentários foram instruídos a usar a escada exclusivamente por 12 semanas, mostrou enormes melhorias na saúde dos participantes. Houve aumento de 8,6% na capacidade pulmonar, redução de 1,7% da gordura corporal, redução de 1,8% da circunferência da cintura, redução de 2,3% da pressão sangüínea diastólica e de 3% no LDL colesterol (o ruim).

Apesar de ser muito mais fácil usar o elevador, o uso da escada pode ser uma boa maneira de se manter em forma. Além de diversos outros benefícios, como: tonificação das pernas e glúteos,
melhora da circulação sangüínea e fortalecimento e aumento da flexibilidade articular prevenindo dores futuras.

Subir escadas numa velocidade moderada queima cerca de 5 calorias por minuto numa pessoa de 50kg, 7 calorias por minuto numa pessoa de 70kg e 9 calorias por minuto numa de 80kg!

Da próxima vez que se deparar com a opção escada ou elevador, pegue a escada e cronometre o tempo que leva para subir até seu andar e multiplique pelo número de calorias queimadas que mais se aproxima do seu peso...será que vale a pena?

Dra. Priscila Rosa Pereira.

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