16 de nov de 2010

Durma mais e engorde menos!


Descansar menos de 8h por noite pode comprometer o peso dos adolescentes. De acordo com uma pesquisa publicada na revista Sleep, jovens que dormem pouco comem mais alimentos gordurosos e lanches que aqueles que descansam mais de 8h por noite.

O ganho de peso ocorre principalmente em meninas. Os cientistas acreditam que isso ocorre porque elas são mais propensas a recorrer à comida por razões emocionais. Essa hipótese, contudo, ainda não foi comprovada. A equipe de cientistas do Brigham and Women´s Hospital e Beth Israel Deaconess Medical Center, em Boston, EUA, estudou 240 adolescentes entre 16 e 19 anos. O sono foi monitorado em casa e o consumo alimentar foi medido com entrevistas.

Os pesquisadores descobriram que os jovens que dormiram menos de 8h consumiram 2,2% mais gorduras que os que dormiram mais de 8h. Porém esta realidade pode ser revertida. A equipe descobriu também que cada hora dicional de sono fez os adolescentes consumirem 21% menos calorias!

Apesar de ter sido um estudo especificamente com adolescentes, é possível que esse resultado seja válido para outros grupos de faixa etária também, sendo necessárias pesquisas referentes a estes grupos.

Segundo a American Academy of Sleep Medicine, os adolescentes precisam de, pelo menos, nove horas de sono para se sentirem alertas e descansados.

Então, recado aos jovens: durma no mínimo 9h por noite e seja mais saudável!

Dra. Priscila Rosa Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário