14 de nov de 2010

Memória nota 10!

Um estudo divulgado no Encontro Nacional da Sociedade Química dos Estados Unidos concluiu que açaí, morango e mirtilo podem ajudar a garantir a saúde do cérebro nos idosos.

Esses frutos ativam um mecanismo de defesa do órgão que limpa e recicla proteínas tóxicas ligadas a problemas mentais como perda de memória.


Estudos anteriores, em que ratos foram alimentados por 2 meses com dietas contendo 2% de morangos e mirtilo mostraram que estes apresentaram recuperação de nervos e de padrões de comportamento ligados às atividades de aprendizado e reconhecimento.

Segundo o autor do estudo, as micróglias são as células responsáveis pela operação de "limpeza" no cérebro removendo substâncias que atrapalham as funções cognitivas do cérebro. Ele acredita que com o tempo essas estruturas deixam de funcionar corretamente acarretando acúmulo de toxinas. Os compostos polifenólicos das 3 frutas restauram a capacidade das micróglias ao bloquear a ação de uma proteína que inibe o mecanismo de limpeza do cérebro.

Então aí está mais uma razão para comer as frutas vermelhas!

Dra. Priscila Rosa Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário