11 de nov de 2010

Proteína em excesso engorda!

Não há dúvida: a proteína ajuda a emagrecer. Mas só os primeiros 30 gramas ingeridos na refeição constroem músculos, e aumentar a massa muscular é essencial para a queima de calorias. Porém, toda proteína ingerida além dessa cota pode virar gordura, principalmente se você costuma exagerar nesse nutriente à noite – alertam pesquisadores do Departamento Médico da Universidade do Texas, em Galveston, nos Estados Unidos.

A sugestão é caprichar nesse item no café da manhã, no almoço e nos lanches, reduzindo a porção no jantar. A dose diária recomendada varia de 0,8 a 1,2 grama por quilo de peso. Então, se você pesa 55 quilos pode ingerir de 44 a 66 gramas.

Confira a dose desse nutriente em alguns alimentos.

ALIMENTO QUANTIDADE PROTEÍNA
Contra filé (filé médio/110 g) 36 g
Frango (filé grande/110 g) 32 g
Merluza (filé grande/110 g) 26 g
Iogurte (pote/170 ml) 7 g
Leite (copo/200 ml) 7 g
Queijo (fatia média/25 g) 6 g
Ovo (unidade) 6 g

O que acontece é que algumas pessoas fazem atividades físicas como musculação, comem normalmente durante o dia suas calorias vindas dos alimentos normais e tomam suplementos ricos em proteínas (shakes, etc...) pensando que assim, comendo proteínas em excesso vão ganhar mais músculos...Issi está completamente errado! Como visto anteriormente uma pessoa de 55kg precisa ingerir uma 66g de proteína por dia e consegue isso comendo dois filés de carne ou frango por dia, tranquilamente. Se ela comer mais que isso e não fizer exercício suficiente para mobilizar essa proteína ingerida para a formação dos músculos, essa proteína em excesso, que tem calorias como qualquer alimento, vai transformar-se em gordura acumulada.Esses suplementos geralmente são bem calóricos, então se você quer ingerí-los, deve substituir algum alimento ou refeição por eles. Os suplementos protéicos geralmente são necessários para atletas que treinam muito pesado, como halterofilistas por exemplo, pois a quantidade de energia e proteínas que eles necessitam dificilmente será conseguida apenas através da alimentação. Outra indicação de suplementação protéica é para peesoas que não ingerem proteínas animais (vegetarianos por exemplo)e não complementam a alimentação com proteínas vegetais como soja ou tofu, nestes casos os suplementos protéicos são necessários.

O ideal antes de começar uma suplementação é consultar um profissional da área que possa calcular sua quantidade diária de calorias necessárias, suas calorias gastas no treino, e indicar a quantidade diária correta de proteínas necessárias na sua dieta, suplementando quando for o caso.

Dra. Priscila Rosa Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário