22 de dez de 2010

Caralluma foi Proibida pela ANVISA


Foi proibida hoje a comercialização da Caralluma no Brasil. Após a explosão de reportagens na mídia sobre o ativo e aumento de sua procura, a ANVISA decidiu que é melhor proibir a comercialização da planta.

A alegação da ANVISA para sua retirada é a falta de pesquisas (o que não significada que seja ruim e nem boa, mas que não se sabe se a longo prazo pode ter efeitos maléficos).

Como todos os outros produtos fitoterápicos, quando não utilizada corretamente a Caralluma pode possuir efeitos indesejáveis. Como na prática ela não é utilizada por longos períodos e sim por alguns meses para auxiliar a perda de peso inicial de quem pretende emagrecer, não haveriam grandes problemas com seu uso. Tanto que até o momento não se observam efeitos colaterais nos pacientes que já vêm usando as cápsulas.

O uso da Caralluma deveria ser parte de uma dieta equilibrada, prescrita e administrada de forma correta, prática regular de atividades físicas e acompanhamento médico de saúde. Mas o que aconetece é que pessoas que querem um "milagre" para emagrecer usam essa e outras substâncias exageradamente e sem orientação buscando um resultado que certamente não virá. E a indústria de marketing acabou abusando da popularidade da Caralluma e enchendo a internet de propagandas que prometem resultados não verdadeiros.

Isso leva à retirada de mercado de produtos que poderiam ajudar muitas pessoas. A verdade é que como em nosso país não conseguem fiscalizar e fazer cumprir as normas, optam por proibir de uma vez, que fica mais fácil...

Dra. Priscila Rosa Pereira.

29 comentários:

  1. É isso mesmo! eu tomo Caralluma à 8 meses,por receita médica, nunca tive problemas!só me faz bem!Principalmente para quem precisa de um ativo para sua circulação sanguínea e tem problema na tiróide como eu.

    ResponderExcluir
  2. ..... em nosso país não conseguem fiscalizar e fazer cumprir as normas, optam por proibir de uma vez, que fica mais fácil...[2]...concordo plenamente com a Dr Priscilla!!!

    ResponderExcluir
  3. Com a caralluma e a dieta dos pontos emagreci 5 kg em um mes.
    Para mim foi ótimo, ganhei muita disposição e perdi a a compulsão e principalmente a vontade comer doces.
    Acho que a ANVISA deveria considerar alguns estudos feitos fora do Brasil antes de proibir sem conhecer.

    ResponderExcluir
  4. concordo com os comentario
    que poder anvisa proibe certos medicamentos.
    controlar pomadas como gentamicina /neomicina / nistatina.

    ResponderExcluir
  5. FOI PROIB IDA BASEADA EM QUE?QUAL ESTUDO FOI FEITO? SIMPLESMENTE PROIBIR POR PROIBIR?

    ResponderExcluir
  6. USO CARALLUMA HÁ 40 DIAS.SINTO ME ÓTIMA ,PORÉM MAIS MAGRA E FELIZ.DURMO BEM E, NADA ACONTECEU.PROIBIR PORQUE?

    ResponderExcluir
  7. Tomei caralluma, e não achei tão bom assim, efeito fraco, e preço alto...
    Pura ilusão, precisamos mesmo é controlar o apetite, e comer alimentos saudaveis.

    ResponderExcluir
  8. Com certeza ter uma dieta saudável e praticar atividades físicas são o principal ponto para o emagrecimento saudável e sustentável! Sem isso, nenhuma medicação faz efeito!!!

    ResponderExcluir
  9. Isso é um verdadeiro abuso, plenamente cabível um Mandado de Segurança, até mesmo porque para algo ser proibido tem que ter provas ou indicios robustos dos maleficios e nao uma atitude arbitraria como foi feito...
    Porque não proibem e retirem do comercio o fumo e o alcool?
    Ridiculo a atitude, vergonhoso e desrespeitoso. Todos temos o direito de saber o motivo da retirada da Caraluma.
    estou chocada e revoltada.

    Flavia (advogada)

    ResponderExcluir
  10. Vou ser bastante sincera: Comecei a tomar a Caralluma e realmente senti que a ansiedade de comer a toda hora começou a diminuir. Não deu para ver se vou emagrecer, pois em 15 dias do remédio a ANVISA proibiu. Ao mesmo tempo comecei a sentir muita dor de estômago, já que temos que tomá-la meia hora antes das principais refeições. Meu estômago estava saudável antes da Caralluma, mas como senti dor, tive que parar. Não terminei o pote. Estou tomando um remédio que meu gastro mandou (1 Omeprazol 20mg/dia), e vou tentar novamente, pelo menos o que tenho no frasco - até a ANVISA liberar.

    ResponderExcluir
  11. Porquê proibir a Caralluma, se estou me sentindo tão bem? me faz melhor, mais magra, articulações livres de peso ...
    Tem tanta coisa pior que a Anvisa deveria proibir e faz "vista grossa"!!! Sou extremamente alérgica a corantes (caramelo), fico até inconsciente. Mesmo sabendo que países adiantados não permitem o uso de corantes artificiais, aqui, no Brasil, eles entram com toda liberdade! E as indústrias de refrigerantes, também os ditos "guaranás naturais", que de natural não têm nada, os molhos shoyo (marca Sakur...), nos envenenam dia a dia com toda esta "tinta". Tenho uma sobrinha, criança, que também tem confusão mental com corantes.
    E o Ciclamato de Sódio que nos EUA, Europa e Japão é proibido!
    Tente comprar lá!!!! Tentei em Londres, Paris, Malmo (Suécia), e não achei.
    Porquê entram aqui?
    Já vi gente entrando no CTI devido a este adoçante. Veja trecho que achei em blog estrangeiro: "la FDA había prohibido el tal Ciclamato de Sodio no había prohibido la ...Cola Zero en USA. La respuesta es simple: ¡¡La ...cola Zero que venden en los Estados Unidos NO tiene ciclamato de sodio!!. Como no lo tiene ni en Canada, ni en el Reino Unido ni en la mayor parte de los países europeos."
    E aê ANVISA???? O QUE DIZ DISTO?????

    ResponderExcluir
  12. Concordo plenamente com a Draª.Flávia´,pois até sgora não foi provado que a Caraluma tivesse algum efeito ´negativo nas pessoas que estão usando,pelo contrário,e mesmo assim,convenhamos,é preciso além da caraluma praticar exercicios físicos e procurar ir a um bom nutricionista para se ter hábitos mais saudáveis pois tudo em nossas vidas funciona como um equilibrado conjunto,os milagres vem apenas de Deus!!!

    Helga Juliana (Advogada).

    ResponderExcluir
  13. Isso é um absurdo, tomo este remédio a um mês com receita médica, e ele só me fez bem, emagreci 4 kilos e com saúde sem efeitos colaterais, a ANVISA tem que nos dar uma explicação, isso não pode fiar assim.

    ResponderExcluir
  14. Tomei caralluma durante um mês, e na primeira semana já tinha emagrecido 2kg, me sentia muito bem sem nenhum efeito colateral.
    Fiquei muito frustrada quando soube que tinham tirado do mercado pois em muito tempo não conseguia perder peso.

    ResponderExcluir
  15. Poxa eu fiquei surpresa qdo liguei na farmacia e pedi um novo frasco de Caralluma e a atendente me disse que estava proibido. Fiquei muito chateada, eu tomei um unico frasco e emagreci 6kg em 30 dias...que pena!!!

    ResponderExcluir
  16. tomo caraluma ha dois meses,sem sentir nenhum efeito colateral e emagreci 7kg.Foi o suficiente para me sentir disposta e com energia o suficiente para entrar em uma academia efazer uma reeducacao alimentar.Tenho mais tres frascos e continuarei tomando,pois alem de reduzir a vontade de comer doces nao causou nenhum efeito sobre meus medicaentos pisicotropicos que tomo ha mais de 1 ano por causa da crise de depressao cronica ansiosa que trato com meu pisiquiatra. Tambem tenho fribriomioalgia e a caralluma tem ajudado no tratamento desde que comecei a tomar tenho reduzido a quantidade de analgesicos.Coincidencia ou efeito placebo nao sei dizer so sei que antes de proibir deveriam faze uma pesquisa mais intensa com os usuarios e com o proprio medicamento pois algo que pode fazer tao bem em tao pouco tempo nao deveria sair asim do mercado.Acho que tudo isso e uma questao de interesses...

    ResponderExcluir
  17. ola, eu tomei por uma semana e começei passar mal, muito fraca e nervosa. parei de tomar e tomei complexo vitaminico e quase dois meses estou voltando ao normal.
    nao compre isso mais.

    ResponderExcluir
  18. ola, sou uma mineira , triste eu vou comprar este medicamento sim proibir que nada , eles tem e que se preocupar e com a parte das drogas e dos adolecentes que nao tem condiçoesde uma formação escolar melhor ....... e muitas coisas .
    proibir srsrsr fala serio , vou comprar e postar meu comentario que vai ser positivo tenho depoimentos de amigas que tomaram e nota 1000

    cristina - Uberaba-MG

    ResponderExcluir
  19. Mais uma vez, é possível afirmar, que com orientação médica e fiscalização dos órgãos responsáveis poderiam permitir o uso da droga, de maneira controlada e orientada, assim como tantas outras que apresentam efeitos colaterais diversos e circulam no mercado!

    ResponderExcluir
  20. COMECEI TOMAR ESSE MEDICAMENTO E ME FEZ MUITO BEM. É CLARO QUE NÃO DEVEMOS NOS APOIAR EM MEDICAMENTOS E LEVAR UMA VIDA SEDENTARIA...MAS UMA FORCINHA NÃO FAZ MAL A NINGUEM....ABAIXO ANVISA!!!

    ResponderExcluir
  21. Acho realmente uma falta de respeito com agente pois eles tem que justificar o porque restirou o caraluma , ja que ela faz tambem e emagrece mesmo.

    ResponderExcluir
  22. ola estou tomando caraluma mais faseolamina mais casiolamina assim ainda nao senti diferença,mais estou com medo p´q me falaram que e abortivo será? estou muito entusiasmada vamos ver o que vcs acham

    ResponderExcluir
  23. Como já dissemos, é importante tomar estas medicações sob orientação e acompanhamento médico, pois apesar de serem fitoterápicos podem ter efeitos colaterais. Procure seu médico para que ele possa lhe tranquilizar quanto aos riscos e benefícios do usa das substâncias ok?

    ResponderExcluir
  24. Certamente a caralluma merece atenção diferenciada de uma cômoda PROIBIÇÃO.
    Só olhando para os depoimentos postados aqui já podemos ver muitos benefícios contra apenas 1 queixa de dor de estômago. A questão é: O que nós, necessitados dos benefícios dessa planta podemos fazer junto a anvisa para que mude esta situação.

    ResponderExcluir
  25. O maior vilão nessa história não é a ANVISA e sim a indústria farmacêutica, que não gosta que o produto manipulado faça mais sucesso e venda melhor que o produto industrial. E podem acreditar que a pressão da indústria farmacêutica sobre a ANVISA faz toda diferença

    ResponderExcluir
  26. porque na internet continuam vendendo, e nas famacias de manipulação não?Pra mim foi otimo.

    ResponderExcluir
  27. O Caralluma foi proibido,porque a Rede Globo,assim determinou.

    ResponderExcluir
  28. ÑÃO ADIANTA SÓ COMENTARMOS SOBRE A PROIBIÇÃO, NÃO VAMOS FAZER NADA? PELO QUE LI NOS DEPOIMENTOS TEM ATÉ ADVOGADA QUE USAVA E ESTÁ A FAVOR DO PRODUTO. ORIENTE-NOS ENTÃO, O QUE DEVEMOS FAZER? ABAIXO ASSINADO? ONDE TEMOS QUE IR, O QUE DEVEMOS FAZER PRA LIBERAREM DE NOVO?
    PODEMOS FAZER ALGUMA COISA A RESPEITO, OU SÓ VAMOS FICAR SE LAMENTANDO?
    VAMOS NOS JUNTAR E FAZER UM GRANDE MOVIMENTO A ESSA PLANTA (NÃO DROGA) QUE NOS FAZ TÃO BEM.
    O QUE É A VERDADE?
    PRA MIM TEM ALGUMA EMPRESA GRANDE FARMACEUTICA POR TRAZ. NÃO ESTAVAM VENDENDO SUAS DROGAS, DEIXANDO AS PESSOAS VICIADAS ENTÃO RESOLVERAM SEM MAIS NEM MENOS RETIRAR DO MERCADO UM PRODUTO NATURAL, QUE NA VERDADE ESTAVA DANDO PREJUIZO A ELES.
    CARALLUMA NÃO PODE MAS AQUELAS BOLINHAS DE AÇUCAR DE HOMEOPATIA PODE.
    É COMPROVADA CIENTIFICAMENTE A EFICACIA DOS PRODUTOS HOMEOPATICOS?
    OU A UNICA COISA QUE É COMPROVADA, NESSE CASO, É O PSICOLOGICO DA PESSOA QUE USA...NÃO SEI, ESTOU CONFUSA.
    MAS A UNICA COISA QUE SEI É QUE A CARALLUMA DÁ RESULTADOS.

    DEVERIA MESMO PROIBIR O FUMO E ALCOOL ESSES SIM MATAM, TEM VARIOS EFEITOS COLATERAIS COMO CANCER DE PULMÃO, SIRROSE, O QUE MAIS...SÃO TANTOS NÉ, MAS NÃO PRECISAM DE RECEITA, E QUALQUER DE MENOR PODE COMPRAR.

    ESSE É O BRASIL.

    ENTÃO QUANDO TODO MUNDO FOR SE MANIFESTAR ME AVISEM IREI COM VCS COM TODO PRAZER.
    BJS A TODOS.

    NÃO DOU ANONIMA NÃO, MEU NOME É EDNA.

    ResponderExcluir
  29. Nossaaa, tomei a caralluma e nunca me fez mal, emagreci, fiquei bem e nunca aconteceu nadaaaaa....

    Sandra

    ResponderExcluir