20 de fev de 2012

ACNE x GRAVIDEZ


Gravidez é uma fase super especial e cheia de mudanças na vida da mamãe e da nova familia que esta se formando...porém, existem alguns probleminhas que podem trazer alguns prejuizos estéticos que tiram do sério qualquer bela gestante...a acne é um problemão que irrita qualquer gestante que já passou da fase das malditas espinhas de adolescência.

Mas é como na adolescência que elas agem...na gravidez, os hormônios femininos ficam super alterados e essa tempestade hormonal pode causar efeitos colaterais na pele. A exceção existe, e também pode ocorrer da pele da grávida ficar linda como nunca! É difícil prever pra que lado sua gestação vai pender, e comparar uma gestação passada com outra também não é garantia!

Tá ok, mas agora, vamos falar de como cuidar da sua pele, pois outro dilema é o que a gestante PODE fazer sem causar nenhum risco à saúde do feto.


1. Limpeza. PRIMORDIAL. Deve ser feita uma rotina de limpeza com sabonetes anti-acne.

2. Peróxido de Benzoila. É um medicamento de ação bactericida que pode ser usado na gravidez. Ele ajuda a secar as espinhas e diminuir a inflamação. Por ser um medicamento é importante que você consulte um médico para ver se ele está realmente indicado para a sua pele.

3. Antibióticos tópicos. Se apenas a limpeza e o peróxido de benzolia não estiverem resolvendo uma opção é o uso de antibióticos tópicos como a Eritromicina. Novamente é um medicamento então também consulte o seu médico para ver se esse medicamento seria útil no seu caso.

4. Ácido azeláico. O ácido azelaíco pode ser interessante em quem tem a pele vermelha com tendência à Rosácea e também vermelhidão causada pela acne. Também pode ser usado por grávidas desde que recomendado por médico.


O que não pode?

1. Roacutan. A isotretinoína oral é totalmente contra indicada na gravidez, na lactação e para mulheres que estejam pensando em engravidar devido ao risco elevado de trazer mal formações graves ao feto.

2. Ácido retinóico tópico. Não está comprovado que a quantidade absorvida na pele pelo ácido retinóico possa trazer problemas ao feto. Mas por via das dúvidas é melhor evitá-lo durante a gestação.

3. Antibióticos orais do grupo das tetraciclinas, como minociclina. Pode causar alterações no desenvolvimento dentário do feto e por isso é contraindicada na gestação.

DICAS IMPORTANTES:

1. Evite maquiagens e cosméticos que contenham óleo na fórmula.
2.Evite cutucar ou espremer as espinhas.
3. Use filtro solar todos os dias oil free (evitando também os melasmas, outro problema de pele comum na gravidez).
4. Tenha uma alimentação saudável, evitando principalmente o excesso de doces, que além de engordar também estimulam a produção de óleo pelas glândulas sebáceas.

Dra. Pâmela Rosa Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário