22 de jan de 2011

Alimentos muito calóricos viciam como Drogas!


Pesquisa feita no Instituto de Pesquisas Scripps, na Flórida, EUA, concluiu que o uso frequente e abusivo de alimentos com alto valor calórico pode viciar tanto quanto nicotina ou cocaína. Ou seja, mostrou que o consumo desse tipo de alimento pode desencadear no cérebro respostas semelhantes às de um dependente.

Publicado na revista Nature Neuroscience, o estudo identificou, em ratos com sobrepeso, queda nos níveis de dopamina – substância ligada à sensação de prazer - semelhante ao que ocorre com dependentes de drogas.

O autor do estudo, Paul Kenny, explica que o trabalho se baseou em dois tipos de alimentos: aqueles com alto valor calórico e comidas consideradas saudáveis, oferecidos para três grupos de ratos. O primeiro recebeu dieta balanceada; o segundo grupo foi contemplado com comida saudável, mas durante uma hora, diariamente, tinha acesso a alimentos com alto valor calórico; e os do terceiro grupo receberam unicamente uma dieta calórica. Este último grupo logo se tornou obeso.

Paul Kenny afirmou ao final da pesquisa que a obesidade pode gerar compulsão por alimentos. E mais: que “tratamentos aplicados em outras formas de compulsão, como o vício em drogas, podem ser eficazes na terapia contra a obesidade”.

Dra. Priscila Rosa Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário