7 de jan de 2011

Células hidratadas, isso é o que importa!

Famoso nos Estados Unidos por ter em sua carteira de clientes celebridades como Uma Thurman e Brooke Sjields, o dermatologista Howard Murad é conhecido também como um dos pioneiros a estudar e desenvolver os nutricosméticos (ou pílulas da beleza) e por defender a nutrição celular como a única solução para tratar (ou amenizar) a celulite em seu livro A SOLUÇÃO PARA A CELULITE, publicado aqui em 2006.

Agora, o professor da Universidade da Califórnia acaba de lançar nos Estados Unidos seu mais recente livro, O SEGREDO DA ÁGUA, previsto para chegar por aqui em 2011, no qual apresenta a versão completa de seus estudos sobre a hidratação das células e derruba mitos como o de que o exercício físico causa desidratação e que para manter a pele jovem e hidratada é preciso ingerir dois litros de água por dia.

Segue abaixo algumas dicas do médico:

Quando as células não estão completamente hidratadas elas se deterioram e não conseguem funcionar com capacidade máxima. Isso leva a danos no tecido que causam o envelhecimento precoce: é justamente a falta de hidratação celular que torna mais difícil para o organismo lutar contra os radicais livres, se defender de bactérias e manter os efeitos das variações hormonais sob controle.

Mas aí é que está a questão: apenas beber água não manterá a reserva hídrica em ordem. O importante é fazer com que a água ingerida chegue até as células para que elas funcionem bem. De nada adianta beber os 8 copos diários de água se todo esse líquido não é utilizado. A água não absorvida acabará eliminada pela urina ou retida em lugares indevidos, causando o desconfortável inchaço nas pernas e tornozelos ou até aquelas bolsas sob os olhos.



Estudos comprovam que pessoas que praticam atividade física regular(mesmo de baixa intensidade, como a caminhada), têm maior capacidade de se manter hidratadas do que quem é sedentário. Músculos retém mais água do que a gordura: enquanto o tecido gorduroso têm entre 10 e 20% de água, a massa magra (músculo+osso) contém de 70 a 75%. Por isso, quanto maior a taxa de músculos, maior a hidratação celular.

A melhor maneira de manter o organismo hidratado é comer a água em vez de apenas bebê-la. Principal ingrediente em muitas frutas e verduras, a água ganha maior capacidade de ser absorvida pelas células quando vem dos alimentos. Isso porque ela é acompanhada de nutrientes cujas moléculas fazem com que a água penetre dentro das células com mais rapidez e facilidade.

O melão e o pepino, por exemplo, são ocmpostos de 97% de água, tomate e abóbora tem 95%. Uma fatia de pão integral tem 1/3 de água e um peito de frango cozido tem 62%. Feijão, grãos em gerale massa agem como uma esponja quando cozidos e, por isso, podem chegar até a 70% de agua em sua composição.


A água é o melhor meio de transporte para a gordura, o que torna a hidratação do corpo essencial no processo da perda de peso. Se o nivel da agua no organismo estiver muito baixo, quando a pessoa reduzir a ingestão e aumentar o gasto calórico (dieta + exercícios), o corpo irá retirar água dos músculos para transportar a gordura que está sendo eliminada. Isso causa a desidratação celular.

Dra. Pâmela Rosa Pereira

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