17 de jan de 2011

Dieta rica em proteínas é melhor para a perda de peso

A melhor maneira para perder peso é fazer uma dieta rica em proteínas com mais carnes magras, legumes e produtos lácteos com baixos níveis de gorduras, segundo um estudo feito pela Universidade de Copenhague.

Segundo a publicação do "New England Journal of Medicine", deve-se reduzir também o consumo de amidos refinados como o pão e o arroz branco.

A pesquisa recolhe os resultados do maior estudo do mundo sobre dieta, o Projeto Diógenes (Dieta, Obesidade e Genes), realizado desde 2005 em oito países europeus, com fundos da União Europeia e dirigido pela Universidade de Copenhague.

O objetivo era comparar as recomendações dietéticas oficiais na Europa com uma dieta baseada nos últimos conhecimentos sobre a importância das proteínas e os hidratos de carbono para regular o apetite.

"Nossa pesquisa alerta as autoridades para recomendarem à população a comer mais proteínas para prevenir a obesidade", afirmou Thomas Meinert Larsen, um dos diretores do projeto.

No estudo participaram 772 famílias européias, incluindo 938 adultos e 827 crianças.

Os melhores resultados foram obtidos por aqueles que seguiram a dieta rica em proteínas, com um aumento de peso 0,93 quilo menor do que os que tiveram um dieta pobre em proteínas, segundo o estudo.

(Fonte: Folha.com)


Como se trata de um estudo com um grande número de participantes, seu resultado deve ser levado em consideração. Porém, nada de cometer "loucuras dietéticas" e cortar os carboidratos para ficar comendo só carne, ovo e bacon! Aumentar a ingesta de proteínas é saudável e parece contribuir para a perda de peso, mas ninguém falou que você deve comer só proteínas! Continue com os carboidratos na dieta, porém prefira os integrais.

Dra. Priscila Rosa Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário