9 de jan de 2011

Emagrecer é a promessa de ano novo mais comum...Como cumprí-la?


Pesquisador sugere truques psicológicos para cumprir dieta de ano novo, pois segundo suas pesquisas, apenas 10% conseguem cumprir as resoluções feitas na virada do ano.

O psicólogo Richard Wiseman, da Universidade de Hertfordshire, estudou as diferenças entre os que abandonam suas resoluções e os que as cumprem e fez uma lista com 5 dicas básicas para cumprirmos todas as decisões relacionadas à dieta.

Segundo ele, aqueles que falham têm uma grande chance de abandonar suas resoluções ainda na primeira semana. A pesquisa mostrou que contar apenas com a força de vontade não é suficiente para conseguir cumprir as resoluções.

Entre as estratégias usadas para ajudar no cumprimento, o pesquisador cita a quebra da decisão em vários pequenos passos e o estabelecimento de autorrecompensas após atingir cada objetivo parcial.

Outra estratégia para garantir que as resoluções serão cumpridas é contar seus objetivos a amigos e parentes. Assim, tanto o apoio como o temor do fracasso estimulariam as pessoas a obedecer suas resoluções. Os que tiveram sucesso também se lembravam regularmente dos benefícios de se atingir o objetivo.

Perder peso e comer de maneira mais saudável estão entre as resoluções de ano novo mais populares. Veja a seguir as dicas de Wiseman para ajudar no cumprimento dessas decisões:

1- Não deixe as comidas 'tentadoras' à vista!

Usar potes opacos é boa ideia para manter guloseimas à distância.

'A maioria das pessoas tenta perder peso em algum momento em suas vidas, mas acaba cedendo à tentação', afirma Wiseman.

'No que se refere a comidas menos saudáveis, longe da vista realmente significa longe da mente', diz.

Ele sugere colocar alimentos como bolos, biscoitos ou chocolates em recipientes opacos, que não permitem que se veja o conteúdo. Melhor ainda se o recipiente é então guardado em um armário ou em uma prateleira alta, de difícil acesso.

2 - Use recipientes menores e mais estreitos para bebida:

Copos mais finos dão a impressão de carregar mais líquido

'Quando as pessoas julgam quanto líquido há num copo, eles usam a profundidade como o principal indicador', explica Wiseman.

'Se você quer cortar a quantidade de álcool que está ingerindo, tente beber em copos mais estreitos', diz.

Uma mesma quantidade de líquido num copo mais estreito parecerá mais do que em um copo mais largo.

3 - Faça pequenas mudanças na rotina para queimar as calorias:

Trocar elevador por escadas pode ajudar a queimar muitas calorias.

'Com pequenas alterações de rotina, é possível queimar calorias sem perceber', afirma o pesquisador.

Ele sugere andar em lugar de pegar um ônibus ou usar o carro em curtas distâncias, ou subir as escadas ao invés de pegar o elevador.

Com isso, pequenas ações somadas ajudam no esforço de perder peso sem a necessidade de grandes resoluções como frequentar a academia ou treinar para uma maratona.

4 - Sirva refeições em pratos menores:

Pratos menores dão a impressão de estarem mais cheios de comida.

'Preste bastante atenção ao tamanho do prato ao servir suas refeições', sugere Wiseman.

Segundo ele, pesquisas americanas mostram que uma mesma porção de comida parece muito maior quando servida em um prato menor.

5 - Faça um diário para acompanhar sua evolução:

Manter um diário ajuda a mostrar as quantidades consumidas.

'Honestidade é a melhor política', afirma o pesquisador britânico.

'A maioria das pessoas subestima a quantidade de comida que elas comem em um dia', observa.

Ele sugere às pessoas que querem perder peso que mantenham um diário para anotar toda a comida consumida.

'Anotar todas as refeições e lanchinhos que você faz vai ajudá-lo a perceber o quanto consome', afirma.


Não desista de suas resoluções!!! São desafios difíceis, mas bem possíveis de serem realizados, e o melhor é que só dependem de você e de mais ninguém!!!
Dra. Priscila Rosa Pereira.

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