29 de jan de 2011

Pele oleosa: como cuidar

Brilho excessivo, poros dilatados e aspecto gorduroso são problemas de quem tem a pele oleosa. Esse é um problema genético, causado pela excessiva atividade das glândulas sebáceas. Não existe cura, mas sim cuidados que ajudam a diminuir a intensidade da oleosidade.


O sol, o vento e a poluição causam danos à pele. Para mantê-la saudável são necessários alguns cuidados, o primeiro é a limpeza.


A limpeza diária remove as células mortas, maquiagem, secreções sebáceas e impurezas,
mantendo sua pele saudável e bonita. A limpeza da pele do rosto deve ser feita duas vezes ao dia com um produto adequado ao tipo de pele (sabonete em barra ou gel de limpeza) e água fria. A água quente estimula a produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas.

Cuidado: Os sabonetes, perfumes e sabões podem irritar a pele do seu rosto. Se possível, antes de usar um novo produto, faça teste para saber quais podem causar irritação à sua pele.

Após a limpeza com sabonete, aplique uma loção tônica para equilibrar o pH. Nas peles oleosas use um adstringente específico para peles oleosas.

Atenção: Quem tem pele oleosa não deve lavar o rosto mais do que 3 vezes ao dia, para não tornar a pele ainda mais oleosa (efeito rebote).

Use diariamente filtros solares, que além de retardar o envelhecimento, as rugas e as manchas, previnem a formação de radicais livres pelo sol, que provocam irritações na pele. Uma das formas de defesa da pele contra agressões e irritações é a produção de mais oleosidade (efeito rebote). Use protetor solar com fator de proteção de no mínimo 15 ou superior (ideal: FPS 30/ PPD 10). Você estará protegida contra o envelhecimento, a oleosidade excessiva e o câncer de pele.

Mesmo as peles oleosas perdem água e, portanto, precisam ser hidratadas. O brilho nesse tipo de pele não quer dizer hidratação e sim excesso de oleosidade. Prefira os hidratantes em gel, gel-creme, fluidos, serums ou loções cremosas oil free, mas não ache que não precisa de hidratante, isso é um erro muito freqüente de quem tem pele oleosa. Alguns hidratantes já possuem filtros anti-UVA e UVB em sua composição, que ajudam a retardar o envelhecimento, além de proteger contra os danos causados pelo sol. Pra quem gosta de praticidade (e quem não gosta?) ter num mesmo produto hidratação e proteção solar é ótimo!

Ao sair do banho, aplique seu hidratante no rosto ainda úmido. Uma pele hidratada fica macia, elástica e suave. E lembre-se de preferir a temperatura da água morna ou fria.

Para fazer durar mais a maquiagem na pele oleosa e evitar o brilho excessivo é preciso usar produtos especiais. Quando utilizadas na pele oleosa com tendência à acne as bases podem escorregar sobre a pele e revelar as imperfeições. Os pigmentos às vezes misturam-se com o excesso de oleosidade, entopem os poros e enfatizam ainda mais as imperfeições ao longo do dia. Dê preferência a bases e pós livres de óleo, que são mais adequados a peles mistas e oleosas. Eles proporcionam uma sensação de pele mais seca e diminuem o aparecimento da acne.

Limpeza de pele uma vez a cada 15 ou 30 dias feita por uma boa esteticista é uma arma poderosa para manter a pele limpa, lisa e saudável. Espremer-se em frente ao espelho deixa marcas e contamina as lesões com bactérias das mãos piorando as espinhas, então esqueça!

Em alguns casos de acne, pode ser necessário o uso de antibióticos tópicos ou via oral para melhor controle das lesões. Alguns produtos que auxiliam na cicatrização podem ser usados sobre as lesões para acelerar a regeneração e prevenir manchas.


Não existe pele linda sem boa alimentação, bom sono e cuidados diários de limpeza e hidratação. Você pode achar chato ter que passar cremes e cremes, mas toda pele bonita que você inveja está no rostinho de alguém que faz tudo isso, todos os dias!

Uma dica bem legal é procurar produtos e maquiagens com efeito matte, que possuem a característica de dar um aspecto opaco à pele, disfarçando bem o brilho!

E nada de usar os produtos que as amigas usaram e foram bons pra elas...

Procure um médico para orientar quais produtos usar e tirar suas dúvidas.

Dra. Priscila Rosa Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário