31 de jan de 2011

Pilates = abdominal CHAPADO!


Desde que o Pilates virou o queridinho das famosas e das malhadoras de carteirinha, as aulas de abdominal nunca mais foram as mesmas. Isso porque os princípios do método - entre eles o mantra "colar o umbigo nas costas"- caíram como uma luva na aula tradicional, superando qualquer outro tipo de exercício abdominal, deixando o treino mais completo e eficiente.

No Pilates, além de os exercícios serem feitos o tempo todo com a barriga contraída, todos os músculos do abdômen são acionados. Os abdominais clássicos trabalham apenas os músculos superficiais, como o reto e os oblíquos externos, mas não atingem a musculatura profunda.

Para o treino dar certo, é fundamental que a respiração seja feita de maneira correta. Ainda mais importante é que além da contração abdominal deve haver também contração da musculatura pélvica. Pois pior do que não contrair o abdômen corretamente durante a execução do exercício, é deixar a musculatura do períneo "solta"...isso leva à uma fraqueza e sobrecarga da musculatura que pode causar até incontinência urinária nas mulheres!!!

Isso serve apenas para nos lembrar e reforçar, que não basta matricular-se na academia e começar a praticar Pilates sem conhcer o método, aprender a respirar e posicionar-se corretamente. Isso pode causar problemas ortopédicos e até doenças urinárias.

Dra. Pâmela Rosa Pereira

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