30 de jan de 2011

Prevenindo a Osteoporose com Pilates


A Osteoporose é uma doença silenciosa, responsável pelo enfraquecimento dos ossos depois dos 50 anos de idade. A doença surge quando menos se espera e, no caso das mulheres, atinge seu período mais intenso após a menopausa. Como forma de prevenção, dentre uma gama de exercícios, o Pilates surge como uma opção bastante eficaz.

O objetivo do Pilates é promover o ganho de força, equilíbrio, flexibilidade e coordenação motora, e, tais características são o ponto fraco de pessoas com idade já avançada. Em caso de quedas ou fraturas, ter os ossos enfraquecidos é um agravante, reduzindo a capacidade de cicatrização e aumentando as seqüelas dos ferimentos.

A principal preocupação é a gravidade das fraturas. Geralmente a recuperação é mais lenta com o passar dos anos e exige colocação de hastes metálicas e fisioterapia. Como a cura da doença é complicada, a melhor alternativa é a prevenção. Pessoas com hábitos saudáveis, que vão desde alimentação adequada até a prática freqüente de exercícios físicos, são menos suscetíveis às seqüelas da Osteoporose.

O pilates ajuda a fortalecer a musculatura, quando ela não consegue mais dar apoio suficiente ao osso. As fraturas acontecem quando o músculo não tem mais força em função da falta de exercícios. Por isso é comum encontrar senhoras com problemas de cicatrização depois de caírem das escadas. É aí que entra o benefício do Pilates: se na hora de fazer o mesmo movimento a pessoa tiver fortalecido o músculo o risco de lesões diminui.

Porém, quando a idade vai avançando, não adianta aumentar a dose de exercícios físicos pensando em resultados imediatos. Na fase em que a mulher entra na menopausa, por exemplo, o risco de problemas com a Osteoporose é maior. Neste caso, é indicado acompanhamento através de uma densitometria óssea. Se o problema estiver num grau elevado são necessários tratamento e acompanhamento médico. Os exercícios mais indicado para quem tem Osteoporose são os de baixo impacto e com movimentos lentos. Essa é exatamente a característica do Pilates.

Tá esperando o que pra agendar sua aula experimental?

Dra. Pâmela Rosa Pereira.

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