10 de jan de 2011

Regule suas taxas sem medicação - PARTE 2- COLESTEROL


Colesterol


O que é: uma gordura que circula no sangue e integra todas as nossas células, tornando-as mais fluidas e permitindo a entrada e saída de substâncias. O colesterol é essencial para garantir a atividade do sistema nervoso e a síntese de hormônios. O grande problema é que, para se locomover, ele precisa de uma lipoproteína de baixa densidade, o LDL. É ele que circula pelos tecidos e que pode, quando em excesso, obstruir as artérias. O LDL é precursor da aterosclerose e pode causar complicações cardiovasculares sérias! O ideal é que o nível de colesterol total fique abaixo de 200 mg/dL e que o LDL não ultrapasse 100 mg/dL.


Como controlar: o principal objetivo da dieta é diminuir o LDL e aumentar o HDL (colesterol bom) no sangue. Estas últimas trazem de volta para o fígado todo o colesterol que está sobrando no corpo, corrigindo parte dos estragos feitos pelo LDL. O segredo, então, é aumentar o consumo de alimentos fontes de boas gorduras, as monoinsaturadas. 5 alimentos que não podem faltar na sua dieta: aveia, leite de soja, azeite de oliva extravirgem, feijão-de-corda integral e tomate. Por que fazem bem: a aveia possui alto teor de fibras solúveis, que diminuem a absorção de colesterol pelo organismo. Já a proteína de soja é rica em saponina, composto com ação comprovada na redução da absorção do colesterol no fígado, tanto quanto a vicilina do feijão-de-corda. O azeite é uma das melhores fontes de gordura monoinsaturada. E o tomate, por fim, contém licopeno, que atua como antioxidante, prevenindo e combatendo a formação de placas de gordura.


O que cortar: frituras, embutidos, cortes de aves com pele, leite integral, bolos prontos, bacon, carnes vermelhas em excesso, maionese e manteiga. Por que fazem mal: apresentam gorduras saturadas e trans, que aumentam a produção de colesterol pelo fígado e os níveis de LDL. Essas gorduras são a parte mais saborosa dos alimentos e, infelizmente, não têm um substituto à altura. Porém, vale investir em trocas inteligentes para poupar a saúde.


Dra. Pâmela Rosa Pereira


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