2 de fev de 2011

Aumente o consumo de colágeno no verão!


O calor do verão, praias, piscinas e o sol forte fazem com que a pele, as unhas e os cabelos fiquem muito mais ressecados. O cuidado deve redobrar para que nenhum prejuízo seja notado. Nesta hora, a alimentação vai te ajudar, e muito.

Deve-se investir em uma alimentação rica em ferro, cálcio, fósforo, vitamina C, oligoelementos e aminoácidos, além de garantir uma boa hidratação e isso inclui consumir de 8 a 10 copos de água por dia. Isso porque o consumo de líquidos é fundamental para manter a camada natural de proteção e um teor adequado de água na epiderme.
Mas quem já passou dos 25 anos precisa de um cuidado a mais, já que a partir dessa idade o organismo começa naturalmente a diminuir a produção de colágeno. O colágeno é a base de fixação do cálcio nos ossos. Ele também é responsável pela elasticidade da pele, deixando-a mais bonita, com aspecto mais jovem e hidratada. O colágeno une e fortalece os tecidos, faz parte da estrutura dos cabelos e é responsável pelo seu viço. A falta desta proteína pode acarretar cabelos fracos, quebradiços e com queda. Nas unhas, o colágeno também tem a função de fortalecer evitando a quebra e lascas.

E para garantir uma boa produção de colágeno, prefira o consumo de alimentos ricos em proteínas como grãos, carnes, ovos, leite e derivados, e fontes de ômega-3 como a linhaça e peixes, especialmente a “cavalinha”. Também é importante incluir alimentos como nozes, castanha, folhas escuras, lentilha e levedo de cerveja. Outra sugestão e a mais indicada é o consumo de produtos à base de colágeno, como a gelatina hidrolisada enriquecida com vitaminas e minerais.
A quantidade ideal de gelatina hidrolisada são 10 gramas por dia, o que equivale a uma colher de sopa. É muito importante que o colágeno esteja hidrolisado, porque a hidrólise permite a absorção da proteína já que o colágeno é uma proteína muito extensa e seria excretada pelo organismo se consumida em sua estrutura integral.

Mas como consumir colágeno hidrolisado? Confira algumas receitas para o verão, em que pele, cabelo e unhas ficam mais ressecadas.


Suco anti-envelhecimento
Ingredientes:½ cenoura1 kiwi1 copo de água de coco1 colher de sopa de gelatina hidrolisada (colágeno) sabor tangerina
Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Tome duas vezes ao dia.

Comentário Nutricional: A cenoura é rica em betacaroteno, a pró-vitamina A, que ajuda os tecidos celulares a promover a saúde da visão. A vitamina A é varredora de radicais livres, que ocasionam a degeneração das artérias e promove o desenvolvimento de câncer.

O kiwi tem em 100 g 6 vezes mais vitamina C que a laranja. A vitamina C protege contra gripes, resfriados, infecções e câncer, além de aumentar a imunidade. A gelatina hidrolisada promove a formação de colágeno na pele aumentando a elasticidade e diminuindo os aspectos do envelhecimento. Fortalece e diminui a queda de cabelo, além de promover a saúde das unhas.

Coquetel Revitalizador dos Ossos
Ingredientes:3 folhas de couve comum2 folhas de couve-seda1 molho de salsa3 cenouras1 maçã1 colher de sopa de gelatina hidrolisada (colágeno) sabor limão
Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e sirva em seguida.
Comentários Nutricionais: Esta bebida fornece os nutrientes fundamentais para a formação dos ossos, tais como o cálcio, boro, magnésio e outros minerais. Além disso, o suco fornece 10 g de gelatina hidrolisada que vai estimular a síntese de colágeno nos ossos completando todos os nutrientes necessários para a sua saúde! É uma bebida extraordinariamente densa em nutrientes.


Dra. Pâmela Rosa Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário