11 de fev de 2011

Dica: sucos deliciosos e funcionais (by Luana Macedo - nutricionista Ser Vitali)

Verão, calor, sede...

Sucos geladinhos e cheios de benefícios à saúde são super bem vindos não é?

Vamos aproveitar as dicas da super nutricionista expert em alimentação funcional, Luana Macedo, coordenadora do site Ser Vitali, e fazer uns sucos que além de refrescar, ajudam a emagrecer, melhorar a celulite, desinchar, hidratar a pele, repôr energias após exercícios, firmar a pele, desintoxicar e acelerar o metabolismo!


Suco emagrecedor:

Ingredientes: 1 punhado peq. de algas secas, 1 beterraba, 1/2 maçã, 4 cenouras.

Centrifugue todos os ingredientes, menos a alga, que deve ser batida com o suco no liquidificador, por último.

A maçã e a cenoura ajudam na digestão. A beterraba auxilia a circulação sanguínea e as algas contribuem para inibir a fome, estimulando a saciedade, além de serem ótimas para a pele.


Suco anti-celulite:

Ingredientes: 1 copo de água de coco, 1/2 cenoura, 1 manga e 1 castanha do pará.

Coloque tudo no liquidificador. Não retire a casca da cenoura e nem da manga. Na casca está a maior concentração de nutrientes que vão proteger o colágeno e dar firmeza à pele. A água de coco ajuda na eliminação do inchaço e reposição de sais minerais.


Suco anti-inchaço:

Ingredientes: 1 lima da pérsia (humm, adoro!); 3 xicaras de chá de melancia picada; 10 folhas de capim cidreira fresco.

Bata todos os ingredientes no liquidificador e coe.

A melancia é um excelente estimulante, tem vitaminas A, C, E, K e todas as do complexo B. Tem grande ação diurética! Por possuir um alto conteúdo de líquido e baixo valor calórico em relação à maior parte das frutas, ela contém mais nutrientes por calorias, o que é um efeito benéfico à saúde. Está repleta de um potente antioxidante, o licopeno, que confere a sua cor vermelha e protege nossas células contra o envelhecimento. A lima da pérsia, rica em antioxidantes, favorece a circulação linfática, e é indicada para evitar retenções de líquidos e celulite. Já o capim cidreira melhora a digestão, o que ajuda a reduzir a formação de gases intestinais, responsáveis também pelo inchaço.


Suco para pele dourada e hidratada:

Ingredientes: 1 cenoura crua; 1/4 de um mamão Papaya; 1/4 de um limão; 1 colher de sobremesa de semente de Linhaça Dourada; 1 colher de sobremesa de germen de trigo; água suficiente.

Tanto o mamão papaia quanto a cenoura são ricos em vitamina A, importante para a recuperação e regeneração celular, sendo fundamental para a saúde dos cabelos, pele e unhas. O betacaroteno garante maior permanência do bronzeado. Essa combinação contém alto conteúdo de vitamina C e flavonoides que combatem o excesso de radicais livres protegendo a pele dos efeitos nocivos do sol, prevenindo o envelhecimento precoce. O germen de trigo contém quantidade suficiente de vitamina E, e a linhaça dourada entra com a gordura essencial ômega-3 para garantir a hidratação da pele e prevenir o envelhecimento das células .


Suco pós-academia:

Ingredientes: Água de coco – 200ml; Aipo – 2 talos; Melão – 2 fatias médias; Mamão papaya –1/2 unidade pequena.

Bater os ingredientes e tomar em seguida.

Combinamos aqui as maiores fontes de potássio, mineral essencial para a contração muscular (interessante também para a musculatura do coração) e para evitar a retenção de líquidos. No suor perdemos um grande percentual de potássio, que deve ser reposto logo após a atividade. Quanto mais longa for a atividade, maiores são as perdas. É um suco interessante para os indivíduos hipertensos e para aqueles que têm acúmulos de líquidos e cãibras com freqüência, especialmente após a atividade física.


Suco para firmeza da pele:

Ingredientes: 1/2 copo de suco de laranja concentrado; 1 cenoura pequena ralada; 2 fatias finas de beterraba; 1/2 copo de água mineral gelada.

Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e sirva imediatamente, adoçado a gosto.

Esse trio garante a firmeza da pele, especialmente devido ao conteúdo de vitamina A, bioflavonóides, vitamina C e LPC-A, um precursor na formação do colágeno. A beterraba é campeã nesse composto! O bioflavonoide mais rico na laranja é a hisperidina, que garante maior circulação sanguinea, evitando o a sensação de peso e dores nas pernas. Fortalece ainda o sistema imune.


Suco desintoxicante:

Ingredientes: 1 copo de 300ml de abacaxi em cubos; 1 colher de sopa de raspas de casca de limão e 1/2 colher de sobremesa de gengibre fresco ralado. Bata no liquidificador.

O abacaxi é energético e contém vitaminas do complexo B, ácido pantotênico e vitamina A. Tem efeito anti-inflamatório, diurético e digestivo, pois possui uma substância no miolo chamada bromelina. A casca do limão contém substâncias antioxidantes e desintoxicantes, e o gengibre, além de anti-inflamatório, é desintoxicante. Quanto maior for a expulsão de toxinas do organismo, mais se garante disposição física, pele bonita, firme e sem celulite, e intestino funcionando a todo vapor. O risco de desenvolver doenças também fica reduzido!


Suco para acelerar o metabolismo:

Ingredientes: 1 colher de sopa de mate solúvel (não usar o copinho industrializado), 1 copo de 200ml de água, 1/2 maçã sem semente, 1/2 papaya, 1 banana prata, 1/2 copo de 100ml de leite de soja, gelo a gosto.

Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva gelado.

Esse é um suco protéico, bastante energético e estimulante, o que garante o metabolismo a todo vapor. Devido à presença do mate, que confere maior gasto energético, é interessante para ser tomado pela manhã, para garantir maior disposição durante o dia, especialmente se tomado antes da academia. Prefira o mate solúvel ao industrializado em copinhos, pois o mesmo é isento de aditivos químicos. Os aditivos quando consumidos com regularidade atrapalham o metabolismo, tornando-o mais lento.


Dicas da Luana:

Use centrífuga ao invés de liquificador. A centrífuga extrai o sumo, enquanto o liquidificador esmaga e tritura as fibras da fruta.

Procure ter em casa frutas novas e acondicionadas em lugares arejados, para mantê-la fresca por mais tempo.

Tome o suco no momento que o fizer, pois em pouco tempo, ele perde muitos dos seus benefícios. Se possível, tente conseguir produtos orgânicos (frutas, legumes e verduras) que foram cultivados sem o uso de pesticidas ou outros produtos químicos prejudiciais à saúde.

Lave muito bem os alimentos antes de fazer o suco. Tente eliminar qualquer resíduo ou cera.


Experimente!!!


(Fonte: http://www.servitali.com.br/receitas/receitas-sucos-itajai-camboriu.html)

Dra. Priscila Rosa Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário