24 de fev de 2011

Reparando os danos do verão

Próximo do último mês de verão e após vários dias de praia muitas peles já estão mostrando os estragos causados pelo sol, mar e vento, e necessitando de reparos urgentes!

Principalmente aquelas que não usaram corretamente o filtro solar, apresentam muito provavelmente, a pele queimada, talvez vermelha, ressecada e repuxando, um bronzeado irregular e manchado, pele descascando...um horror!!!

Já algumas mulheres, apesar de terem usando filtro solar, chapéu e óculos, acabam apresentando aquelas terríveis manchas escuras (marrom-acinzentadas) nas bochechas, testa, buço...trata-se do melasma, que aparece em decorrência de exposição ao sol ou calor e por fatores hormonais.

Após os estargos, o jeito é iniciar o mais cedo possível um tratamento para tentar amenizar os danos e deixar a pele linda novamente para o inverno.

Quem não usou filtro solar e se queimou, e ainda está ardendo e avermelhada, deve tomar um banho , enxugar-se com delicadeza e aplicar um hidratante potente que contenha um destes ativos: Pantenol, Alantoina, Dimethicona, Silicone, Óleo de uva, ou de macadâmia, Óleo de germe de Trigo, Azuleno, Vitamina E, Aloe Vera, Lactato, Ceramidas, Aveia, etc. Em áreas muito irritadas ou mesmo com queimaduras, aplique cremes cicatrizantes ou a base de corticóide para dar conforto imediato. Nos próximos dias de praia , proteja-se com filtros de FPS 30 no mínimo, use camisetas e fique sob o guarda-sol. Tome suco de cenoura e mamão para aumentar a resistência da pele.

Para apagar as marcas de alcinhas e maiôs, vá tomando sol sim, mas com FPS 15, pelo menos, para que as marcas brancas se bronzeiem com cuidado. Se estiver com zonas ardendo, aumente a proteção para FPS 30. Varie os modelos de maiô ou biquíni, para evitar as zonas claras sempre no mesmo lugar. É sempre bom ter um modelo tomara que caia para usar uma vez ou outra, na hora de uniformizar o bronzeado do decote.

Manchas esbranquiçadas nos braços, decorrentes do excesso de sol, se resolvem com hidratantes e filtro alto, FPS 30. O sol da manhã, entre 8 hs e 10 hs é O ideal para apagar as marcas brancas. Os autobronzeadores são úteis para ajudar a igualar as cores. Se nesta noite precisar mostrar um colo mais homogêneo, num belo vestido decotado, aplique hidratanmte que tenha brilho e misture com um pouquinho de base bronzeadora à prova dágua , para um disfarce de emergência.

As manchas escuras que teimam em parecer mesmo com toda a proteção, não sairão de uma hora pra outra, mas em caráter de emergência, use seruns de Vitamina C, à noite, para evitar que elas se agravem no restante das férias. Aumente a proteção passando em cima do filtro FPS 60, uma camada fina de base líquida num tom bronzeado. A base faz uma proteção mecânica e ajuda a disfarçar as manchinhas.

Um pó ou blush bronzeador num tom queimado fará você se sentir bonita num look de verão e ajudará a manter as manchas menos visíveis. Depois do verão, muitas manchas regridem espontaneamente, caso contrário, os médicos prescrevem clareadores com hidroquinona, ácido retinóico, ácido glicólico ou outros que ajudarão no clareamento. Um peeling pode clarear as manchas mais rapidamente, mas deve ser feito somente após o verão.

Se a pele está sem vida, opaca, ressecada ,precisa de hidratantes potentes e não só lubrificantes. Não adianta passar só óleos ou cremes gordurosos que permanecem na superfície, é necessário uma hidratação ativa e efetiva, com produtos que levem a água pra dentro das células e renove a pele desvitalizada pelo sol. Procure nos rótulos dos cremes os poderosos ativos tais como a Uréia, Ácido Lático, Ácido Glicólico, NMF, AHA , Silicones e Dimethicones, Hidroviton, Ceramidas, Glycans , ao lado dos emolientes lubrificantes como Óleo de Avelã, Germe de Trigo e outros.

Se sua pele se ressentiu muito com o sol, mesmo sem apresentar queimaduras explícitas, talvez você necessite de um filtro mais forte nos próximos dias de exposição ao sol, para que sua pele fique bronzeada, mas continue fresca e viçosa.

Tudo nesta vida tem um preço a se pagar, mas se você se cuidar bem, os dias de verão de 2011 só deixarão boas recordações!

(Dicas by Ligia Kogos).


Não esqueça que apesar de os danos agudos causados pelo sol (como queimadura, ressecamento, manchas, etc) serem reversíveis com bons cuidados e uso de produtos adequados, os danos a longo prazo que são: rugas, flacidez, vasinhos e envelhecimento precoce da pele, não vão ser evitados!
Estes danos necessitarão de tratamentos agressivos e caros no futuro para serem atenuados (veja bem: atenuados, não curados!). Então invista no protetor de hoje, seja disciplinada, fique mais branquinha que as outras que assam no sol e colha depois os frutos destes cuidados!

Dra. Priscila Rosa Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário