2 de mar de 2011

Água-de-coco é tudo de bom!

Ultimamente a água-de-coco já deixou de ser encontrada apenas na sua forma natural, servida diretamente da fruta, e invadiu as prateleiras dos supermercados em garrafinhas, latinhas e caixinhas.

Além de matar a sede e der bem refrescante, essa bebida pode fazer maravilhas por sua saúde. Um copo equivale às calorias de uma laranja ou de meia maçã, sendo ideal para ser consumida como um lanche entre as refeições.

Além de refrescar nos dias quentes, a água-de-coco ajuda no funcionamento do intestino, e por ser rica em sódio e potássio, possuindo composição semelhante ao plasma sangüíneo, pode atuar como um soro de re-hidratação, prevenindo casos de desidratação por vômitos ou diarréia. Ela inclusive já foi usada como soro fisiológico e injetada via endovenosa nos soldados feridos da 2a Guerra Mundial que precisavam de cirurgia de urgência, na falta de um soro adequado.

Já a polpa do coco verde é bem calórica (590 calorias a cada 100 gramas), mas é bastante nutritiva. O leite dela extraído, após passar por um processo de retirada da gordura, pode ser usado na alimentação infantil para crianças que apresentam intolerância ao leite de vaca.

Mesmo apresentando tantas vantagens, hipertensos e diabéticos não devem consumir água de coco em excesso, pois o líquido contém muito sódio e carboidratos, pessoas com disfunções renais também precisam consumir pouco.

Na hora de comprar a fruta, preste atenção para não escolher aquelas que apresentem casca trincada e manchas marrons; e depois de aberta, consuma o líquido imediatamente (tais cuidados evitarão que o sabor da água seja alterado).

A água-de-coco é um bom remédio para ressaca, porque seus carboidratos repõem a energia perdida com o excesso de bebida alcoólica.

Quanto à escolha entre e natural e a industrializada, é claro que todo produto fresco conserva melhor seus nutrientes, contudo, como na água-de-coco os principais minerais são o sódio e o potássio, não há diferenças significativas quando ela é embaladaa, uma vez que esses minerais não se perdem facilmente.

O problema é o uso de conservantes, que deve ser evitado porque causa danos ao organismo. Para conferir se a água-de-coco embalada tem muitos conservantes, basta ler os rótulos - nas versões 'caixinha' e 'garrafinha' a empresa envasadora deve apresentar na embalagem se esse item foi acrescentado ou não.

Veja as informações nutricionais da bebida natural (100 ml):

COMPONENTES ------------QUANTIDADES

Calorias-------------------------19 cal

Carboidratos--------------------3,72 g

Gorduras totais-----------------0,2 g

Proteínas-----------------------0,72 g

Fibras-----------------------------0 g

Vitamina C---------------------2,4 mg

Sódio--------------------------105 mg

Potássio-----------------------250 mg

Magnésio-----------------------25 mg

Cálcio-------------------------17,5 mg

(os valores podem variar de acordo com o estado de maturação da fruta)

Largue os refrigerantes e sucos industrializados cheios de açúcar e sem nenhum benefício á saúde e aproveite esse líquido cheio de minerais!

Dra. Priscila Rosa Pereira

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