22 de mar de 2011

Aliméticos: a beleza em balas e bebidas

Uma novidade recentemente lançada no Brasil por Cristiana Arcangeli foi a linha de bebidas e balas: Beauty'in. A linha é composta pelos Beauty Drinks e as Beauty Candies, que são respectivamente, águas saborizadas e balas que prometem cuidar da beleza de dentro para fora.

Já falamos aqui dos nutricosméticos, que são cápsulas que trazem substâncias benéficas ao organismo e tratam pele, cabelos, unhas, celulite, ou até ajudam na perda de peso. Quando essas substâncias vêm incorporadas em produtos comestíveis
como balas, chocolates, shakes, sorvetes ou refrescos, podem ser chamadas de "aliméticos".

Se você está apostando nos chamados nutricosméticos para combater o envelhecimento da pele, tratar a celulite, aumentar a energia e a disposição e fortalecer unhas e cabelos, saiba que eles auxiliam, mas não conseguem esses efeitos sozinhos. Não adianta tomar cápsulas e mais cápsulas ou beber drinks vitaminados e comar balas de colágeno e se entupir de açúcar e fritura né?

Mas se você já se empenha nos cuidados com o que come e faz atividades físicas, essa novidade em forma de pílula, drink ou bala pode te ajudar.

A bebida vem disponível em 8 sabores, tem embalagem inovadora, em que os ingredientes (em pó) ficam em um compartimento na tampa, o que conserva melhor as propriedades dos nutrientes. Para preparar a bebida, é só girar a tampa e deixar o pó cair na água.

O rótulo informa que o consumo deve acompanhar uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis e não pode ser associado à bebidas alcoólicas. Crianças, gestantes, pessoas que estão amamentando, idosos e portadores de enfermidades devem consultar um médico antes de consumir.

O que proporciona os efeitos prometidos destas bebidas são as vitaminas, minerais e a taurina, um aminoácido que participa de várias funções fisiológicas importantes. Apesar de ter os componentes e de estar livre de sódio e conservantes, o Beauty Drink apresenta corantes e edulcorantes artificiais. E as frutas, hortaliças e chás anunciados não passam de aromatizantes. Esse é um ponto fraco, que poderia ser melhorado.

As balas de colágeno são vendidas em pacotinhos de 4 diferentes sabores. Além do colágeno, que é bom para a firmeza da pele e também dá saciedade diminuindo a fome, elas contêm vitaminas e substâncias que agem melhorando pele e cabelos.

A novidade é legal, mas se considerarmos que podemos ingerir nossas necessidades diárias de vitaminas e minerais através de uma alimentação saudável com frutas e hortaliças, o preço de cada unidade – R$ 8,89 o drink e R$ 25,00 as balas – acaba se tornando um pouco salgado.

Como é a primeira linha nesse setor, é normal que inicie com preços mais caros e logo com o surgimento de concorrentes se torne mais acessível.

Sem dúvidas essa idéia abrirá as portas para outras nessa área. Para nós consumidoras afoitas por uma mãozinha na luta pela beleza, será ótimo. Pois melhor do que beber refrigerantes e sucos artificiais, ou comer balas e guloseimas que só têm açúcar na composição, é beber um refresco ou comer uma bala que traga vitaminas, minerais e colágeno. Não é??

Adoro novidades assim!

Dra. Priscila Rosa Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário