21 de mar de 2011

Beleza em cremes e agora também em cápsulas

Os cosméticos orais ou "nutricosméticos" são a mais nova sensação do mundo da beleza. Ninguém mais sai do consultório do médico que faz seus tratamentos estéticos apenas com receitinhas de cremes, como acontecia antes. Hoje eles receitam os cremes e as pílulas da beleza.

Durante décadas, as empresas de cosméticos fabricaram cremes faciais e outros cosméticos que ofereciam a esperança em um pote. Atualmente, um número cada vez maior de marcas de produtos de beleza está lançando a promessa de beleza em pílulas, garrafas de água ou mesmo em forma de doce.

Esses produtos que incluem pílulas, líquidos e doces elaborados com substâncias como a biotina, a niacina, os ácidos graxos ômega-3, a romã, o chá verde, e etc, prometem melhorar a aparência da pele, do cabelo e das unhas, ou ainda, ajudar no emagrecimento.

Os nutricosméticos são ricos em vitaminas, minerais, flavonóides, aminoácidos, óleos essenciais, proteínas, substâncias antioxidantes, etc. E além de nutrir o organismo, as pílulas da beleza combatem os radicais livres, que são os grandes vilões por acelerarem o envelhecimento cutâneo.

Os suplementos dietéticos com funções de cosméticos, também chamados de “nutricosméticos” tem como proposta melhorar o estado e as condições da pele, dos cabelos e unhas, preparar a pele para exposição solar ou promover a perda de peso. Mas seu objetivo não é substituir os produtos cosméticos tópicos, cuja aplicação propicia um efeito imediato e insubstituível, e sim, favorecer um contexto global condizente com a melhora da saúde cutânea. Na realidade, o seu
efeito é mais freqüentemente obtido após um tratamento que dura de 1 a 3 meses.

Para hidratar, nutrir a pele e reduzir o envelhecimento cutâneo, os lipídios e os antioxidantes formam uma combinação poderosa. Os ácidos graxos insaturados são constituintes da barreira cutânea e são envolvidos na construção e manutenção das membranas celulares. Entre eles, os ômegas 3 e 6, ácidos graxos essenciais não sintetizados pelo organismo, devem ser providos pela dieta. Outra batalha empreendida pela pele é a briga contra a oxidação pelos radicais livres, que como já dito são responsáveis pelo envelhecimento cutâneo. Por isto, as vitaminas E e C são encontradas na maioria dos nutricosméticos para pele.

Algumas pílulas já são bem famosas como as da Innéov, uma marca que nasceu da junção entre a L’Oréal e a Nestlé, que foi uma das primeiras a lançar esses produtos.

Várias pesquisas já comprovaram que os alimentos influenciam na qualidade da pele. Entretanto, como para muitas pessoas é muito difícil ter uma alimentação balanceada, surgiram os suplementos alimentares feitos à base dos nutrientes que comprovadamente melhoram a pele, o cabelo e as unhas.

É importante que você consulte um médico para saber o que deve tomar, pois algumas substâncias se tomadas por muito tempo sem supervisão, podem causar danos ao organismo.


Veja algumas opções de produtos que prometem trazer a beleza de dentro pra fora:


PROTEÇÃO SOLAR
As pílulas mais indicadas pelos médicos são aquelas que aumentam as defesas da pele contra o sol, como as da Heliocare. São ótimas para quem tem tendência a manchas. A fórmula do Heliocare leva betacaroteno, chá verde e extrato de Polypodium leucotomos (aquele tipo de samambaia sobre a que falamos numa matéria aqui do blog), ingredientes que triplicam a proteção da pele contra queimaduras solares e ainda oferecem poderosa ação antioxidante.

Uma pílula de nutricosmético é tão pequena, mas é o suficiente para carregar dezenas de vitaminas como, por exemplo, uma pílula concentrada em betacaroteno. Essa substância é encontrada nas cenouras. Para se ter uma idéia de quanto uma pílula é poderosa, para ingerir uma dose como a da pílula, a pessoa deveria comer 20 cenouras em uma refeição. Ai está o segredo do bronzeado perfeito de algumas celebridades. Uma semana tomando as pílulas ricas em betacaroteno é o suficiente para ficar com a cor do verão.

A Imedeen já está no mercado brasileiro desde 2009 e a principal versão é o Tan Optimizer, que prepara a pele para a exposição ao sol e a protege do envelhecimento precoce.


FIRMEZA DA PELE
A pílula Innéov Fermeté promete combater a flacidez com a combinação de ativos como licopeno, soja e vitamina C. A gelatina hidrolisada é ótima para manter a pele firme e ainda auxilia no ganho de massa magra para quem pratica exercícios físicos diariamente.


ANTI-ENVELHECIMENTO
A pílula antienvelhecimento Time Perfection, da Imedeen, especialista em suplementos orais ligados a beleza, é feita com um complexo antioxidante à base de licopeno e extrato de semente de uva. Segundo o fabricante, o licopeno é 100 vezes mais eficaz do que a vitamina E para combater os radicais livres. A recomendação é tomar duas pílulas por dia, com resultados em 12 semanas: a pele se torna mais hidratada, macia e as linhas de expressão mais finas, com rugas e manchas menos visíveis. A Inversion Femme também promete reduzir 27% das rugas em 2 meses de uso.

As pílulas de Açaí possuem uma poderosa ação antioxidante. Já a vitamina C para fortalecer o sistema imunológico e ter boa ação antioxidante, precisa estar aliada à vitamina E.

Os nutricosméticos também podem ser achados em forma de spray, como o Bioinova (da marca Biomarine). Com licopeno, que protege o organismo do envelhecimento e da ação dos radicais livres, geleia real (rica em aminoácidos), vitaminas e minerais, vitaminas C e E e colágeno hidrolisado, que hidrata a pele, o produto pode ser encontrado em farmácias.


ANTI-CELULITE
Podem ser usadas pílulas manipuladas à base de arginina (aminoácidos), vitamina C (antioxidante), DMAE (tensor) e centelha-asiática (ajuda na drenagem linfática). Opções prontas são a Oenobiol Remodelant, que, segundo o fabricante, ajuda a reduzir a gordurinha resistente da cintura, do abdôme e dos quadris.

Rennovee CelluliSolution da Nutrilatina, contém o exclusivo Cell Repair Complex, que associado ao complexo protéico hidrolisado e a bioativos selecionados, atinge as camadas mais profundas da derme, atuando de maneira eficaz na redução da celulite, regeneração dos tecidos e hidratação da pele.


CABELOS E UNHAS
A deficiência de minerais como ferro e zinco no organismo é uma das causas da queda de cabelo. Nesses casos, além da inclusão de alimentos ricos nesses nutrientes na dieta, a ingestão de suplementos específicos, como o Innéov Nutri-care pode ajudar.
Ele é um concentrado com Ômega 3 que reforça e protege a fibra capilar contra as agressões de dentro para fora e ameniza consideravelmente a queda capilar. Além disso, reforça a microcirculação e limita os efeitos dos radicais livres na raiz dos cabelos. Já para combater a fraqueza das unhas, o multivitamínico nacional Dermavite, da Stiefel, apresenta ótimos resultados.

Rennovee BeautySolution, da Nutrilatina, oferece nutrientes que estimulam a produção de colágeno, o aumento da síntese de queratina e fornece zinco quelato, selênio, vitaminas C, E e B6, fatores responsáveis por proporcionar maior firmeza da pele e fortalecimento do cabelo e das unhas.


PERDA DE PESO
Na onda dos cosméticos que também ajudam a emagrecer, a Nutricé lançou o Slim Shots, cápsula feita à base de óleo de palma, que promete reduzir o apetite em até 30%, produzindo a sensação de saciedade no organismo.

Rennovee LipoSolution, da Nutrilatina, apresenta micronutrientes que promovem estimulação metabólica facilitando a queima de gorduras. Além disso, estimula a síntese de serotonina que está diretamente ligada à redução do apetite. Este complexo de nutrientes resulta na precisa redução de peso e de medidas.


Você deve estar aí pensando: "que ótimo, essas pílulas poderiam trazer muitos benefícios pra mim, mas eu já tomo algumas pílulas durante o dia e não estou afim de engolir mais 3 ou 4!" Uma novidade na área de manipulação é a disponibilidade dessas substâncias em forma de sachês saborizados para diluir e fazer sucos, shakes ou sorvetes; ou ainda em forma de balas de goma, chocolates e até mesmo sopas de pacote.

Essa é uma área ainda em desenvolvimento, então não há estudos suficientes que nos provem o quanto esses ativos continuam eficazes ao serem incorporados nessas substâncias comestíveis. Ainda necessita-se de mais pesquisas nesse sentido. Mas, para quem não consegue engolir mais cápsulas durante o dia, essas formas comestíveis estão sendo bastante utilizadas e são uma opção. Se quer garantia da eficácia das substâncias, fique ainda com as cápsulas.

Procure seu médico que é quem poderá avaliar quais substâncias poderão lhe auxiliar e trazer benefícios para sua pele, cabelos e unhas, além dos produtos tópicos.


Dra. Priscila Rosa Pereira.

2 comentários:

  1. bom dia voces tem o heliocare para venda e qual o preço?grata cristine

    ResponderExcluir
  2. Não temos querida, só nas drogarias!

    ResponderExcluir