6 de mar de 2011

Dieta Desintoxicante: perca peso e limpe seu organismo!

Os programas de desintoxicação alimentar que fazem uma "limpeza" no organismo, de que as celebridades de Hollywood são as maiores adeptas, são chamados de 'detox'.

Estas dietas estão super na moda por aqui!

Os programas de desintoxicação não são como aqueles em que só é permitido ingerir água ou sucos durante um período. Essas dietas radicais são muito criticadas pelos médicos e nutricionistas.

O detox tem a ver com alimentação funcional, que visa a prevenção e tratamento de doenças. Desintoxir significa potencializar a função do fígado, órgão responsável por eliminar as toxinas. A dieta precisa conter alimentos que ajudem o fígado nesse trabalho.

Não que os novos métodos sejam muito fáceis de encarar. A lista do que entra e sai do cardápio nesse tipo de dieta não é das mais apetitosas. Fica mais ou menos assim: são permitidos leite de soja; alcachofra; chicória; todos os alimentos verdes (frutas e legumes); brotos (de feijão, alfafa e linhaça) e lima-da-pérsia, fruta queridinha do método, porque ativa a função do fígado. Não pode: açúcar; carne vermelha; leite de vaca e derivados; adoçantes artificiais e alimentos industrializados. Também é dada preferência aos alimentos orgânicos.

A boa notícia? As calorias não estão no foco. A dieta é, na verdade, hipercalórica. Mas os pacientes acabam emagrecendo porque o organismo entra em equilíbrio. Ninguém passa fome.

Se você está com vontade de limpar o organismo e, de quebra, perder alguns quilinhos é aconselhável procurar um profissional. Ele vai preparar uma dieta especial para as suas necessidades, além de acompanhar o processo, que pode ter alguns efeitos colaterais, como dor de cabeça.

Algumas clínicas em São Paulo, por exemplo, oferecem um programa onde o paciente vai até a clínica para o café da manhã e o almoço, e sai de lá com um kit para o lanche e o jantar. Depois disso, fica por conta dele o preparo das refeições, que vão detalhadas em um cardápio. O investimento médio fica em torno de R$ 2.500,00.

Já alguns Spas possuem um programa de 7 dias de equilíbrio que inclui hospedagem, seis refeições diárias, além de massagens, tratamentos e consultas nutricionais, com preço a partir de R$ 3.250.

Se você quer fazer uma dieta desintoxicante e personalizada venha nos visitar!

Dra. Priscila Rosa Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário