14 de mar de 2011

Frozen Yogurt: delícia light

Aparentemente o Frozen Yogurt teve origem no Canadá, mas foi em Boston, nos Estados Unidos, no ano de 1972, que começou a ser industrializado. E em poucos anos já estava nas principais cidades dos Estados Unidos.

Hoje em dia acredita-se que 20% de todos os sorvetes consumidos nos Estados Unidos são Frozen Yogurt.

O que realmente contou na disseminação fantástica dessa sobremesa neste verão foi a busca por alimentos mais saudáveis. A troca do sorvete por esta nova “mistura” diminui não somente a ingestão de calorias ajudando na balança, mas de gorduras e açúcares, o que fará muita diferença na saúde!

A receita das grandes franquias apresenta baixo índice de lipídeos e carboidratos e promete que 95% da receita é composta de iogurte natural. Estudiosos no Brasil agora investigam essa informação.

O iogurte natural é um alimento funcional, que ajuda na melhora do trânsito intestinal e, na absorção de vitaminas e minerais por promover diminuição das bactérias patogênicas (que nos fazem mal) e aumentar as colônias das benéficas, isso tudo em longo prazo e com um consumo freqüente.

Além do natural, o cliente pode escolher o frozen com outros sabores já muito conhecidos no sorvete. Todos, porém, tem a característica de serem aerados, leves e delicadamente azedos.

É bom lembrar que esta troca pelo frozen é válida, porém deve-se observar as coberturas escolhidas, pois as opções são inúmeras. As menos calóricas e mais saudáveis são as frutas frescas, passando por cereais e frutas cristalizadas e desidratadas. Caldas de chocolate, leite condensado, confeitos e afins são muito calóricos e ricos em açúcar, se você não cuidar com essas escolhas a troca pelo frozen pode não valer tanto a pena na hora de subir na balança.

Ingredientes:

- 800 ml de iogurte ( de preferência o Natural. Cada copinho de 200 ml, então use 4 copinhos, se não encontrar o litro de iogurte natural.)
- 8 Colheres de sopa de Açucar.
- 1 caixa de 200 ml de Creme de Leite.

Como fazer:
1)Pegue o Iogurte e coloque sobre um pano branco e limpinho por 2 horas, até minar todo o soro dele.
2)Logo depois desse período acrescente a caixa de creme de leite e bata bem. Pode bater na mão com um batedor ou na batedeira. Vá acrescentando o açucar. Bata até perceber que está bem misturado, com o açucar bem dissolvido.
3)Coloque num pote e deixe no freezer por 6 horas.

Pode ser consumindo acompanhado das coberturas, caldas e sabores da sua preferência. Ou então simplesmente puro.

Algumas dicas:
Se você , depois de 4 horas retirar do freezer, voltar a batê-lo e depois deixar novamente no freezer por mais 2 horas ajuda a aumentar a cremosidade.

Pode-se acrescenter gotinhas de baunilha para dar um sabor ao Frozen yogurt básico.

Se quiser acrescentar o sabor direto à mistura básica deixe-a no freezer 4 horas, retire e bata novamente com a fruta desejada e depois volte a levar ao congelador.

Pode se substituir o açúcar por adoçante, na quantidade equivalente, para fazer uma receita mais Light.


Experimente essa delícia que mata a vontade de comer um doce, substitui muito bem o sorvete e tem bem menos calorias! Mas não abuse das coberturas.

Dra. Priscila Rosa Pereira.

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