16 de mar de 2011

Na DUE tem: Harmony, 3 em 1 para todos os seus problemas!



O Harmony é uma plataforma de laser de última geração. É versátil, pois acopla diversas ponteiras de laser e luz pulsada, com diferentes ações, num mesmo aparelho. É uma das opções mais modernas para um fotorejuvenescimento seguro e duradouro.

Tem atraído muitos pacientes pela praticidade e rapidez na recuperação. O objetivo principal de seu uso é o tratamento de rugas, flacidez, manchas, cicatrizes de acne, rosácea e vasos.

A plataforma Harmony disponível na DUE reune 3 ponteiras com diferentes finalidades: uma de Luz Pulsada para tratar principalmente manchas, uma ponteira do Laser Nd:Yag 1064 para o tratamento de vasos no rosto e nas pernas, e uma do Laser Erbium Pixel para rejuvenescimento. É possível agir sobre todos esses problemas num mesmo paciente numa mesma sessão!

O tratamento é eficaz, seguro e não exige longo tempo de recuperação, nem afastamento do trabalho, como é o caso de alguns outros tratamentos de rejuvenescimento (laser de CO2 e peeling de fenol, por exemplo). Também é bem menos doloroso.

A Luz Intensa Pulsada, presente em uma das ponteiras do Harmony, atinge a pele e é absorvida pelos pigmentos (que dão cor à pele e estão em maior concentração nas manchas), causando aquecimento e destruição dessas células com pigmento.

Há uma sensação de calor a cada disparo. As manchas inicialmente escurecem logo após a aplicação, mas vão clareando com o passar dos dias. Pode ocorrer a formação de casquinhas que se despreendem espontaneamente em alguns dias. Também pode surgir vermelhidão e leve ardor com a aplicação, que desaparece em algumas horas. Ocorre retração dos poros e aumento da produção de colágeno. O primeiro sinal notado é a melhora da textura da pele que fica mais macia e viçosa, além é claro, do clareamento de manchas.

O Laser Nd:Yag 1064 é muito eficaz para o tratamento de vasos. A luz do laser é absorvida pelo pigmento hemoglobina contido no interior dos vasos gerando um aquecimento, retração da parede dos vasos e coagulação. Logo após a aplicação, os vasos ficam mais avermelhados e evidentes, mas vão desaparecendo ao longo de alguns dias.

O Laser Pixel é um laser ER:YAG 2940 nm, utilizado principalmente para rejuvenescimento, rugas, cicatrizes de acne ou cirúrgicas, melanoses solares e também vem tendo boa aplicação no melasma e em estrias. Ele promove um "resurfacing" da pele, ou seja, renova a superfície da pele tratada.

O resurfacing ou brejuvenescimento, pode ser conseguido por peelings químicos profundos (como o de fenol), por dermoabrasão com lixas ou pelo laser de CO2, porém esses são procedimentos mais agressivos, dolorosos e exigem um maior tempo de recuperação do paciente com afastamento de suas atividades. O Pixel consegue um resultado muito semelhante sem ser tão agressivo quanto estes.

Ele é considerado um procedimento ablativo, pois causa destruição (lesão por aquecimento) de uma parte da pele com renovação desta (há renovação de toda a epiderme, camada mais externa da pele) e é chamado de fracionado porque age de forma precisa em micro-regiões da pele deixando o tecido ao redor totalmente intacto. Assim, onde o laser penetra, ele produz microscópicas colunas de tratamento que atingem diferentes profundidades, e são chamadas de zonas microtérmicas onde a pele envelhecida vai ser eliminada.

Essas colunas são circundadas por áreas de pele normal (que não é atingida pelo laser e fica intacta) e essas áreas servirão de reservatório para propiciar uma regeneração mais rápida da área lesada pelo laser, fazendo com que o tempo de recuperação da pele seja menor. Além da epiderme que é totalmente renovada, a derme (camada mais interna da pele) também sofre ação dos raios laser havendo retração dessa pele que fica mais firme e esticada, além de um estímulo à produção de novo colágeno e redução da elastose solar (dano causado na pele pelo sol).

Áreas delicadas como dorso da mão, pescoço e cólo podem ser tratadas com segurança. A aplicação não é totalmente indolor, mas não requer anestesia, sendo relatada como uma dor bem tolerável pela maioria das pacientes.

Via de regra, não há formação de crostas ou secreção no período de recuperação. Os efeitos após a aplicação são ardência e vermelhidão, como se o paciente tivesse sido exposto ao sol, e edema que geralmente é leve, mas todos esses efeitos podem ser mais intensos em pessoas mais sensíveis. Posteriormente ocorre ressecamento e descamação da pele. Para alívio da ardência pode-se aplicar compressas frias/ geladas de soro fisiológico, para a descamação ou ressecamento intenso (pele repuxando) pode-se aplicar cremes ou pomadas cicatrizantes e emolientes e sempre deve-se aplicar filtro solar várias vezes ao dia, desde o primeiro dia do tratamento.

São necessárias geralmente de 3 a 5 sessões com intervalo de 20 a 30 dias para um bom resultado. Cada sessão dura, em média, 30 minutos. A duração exata do tratamento (número de sessões) depende do estado e das necessidades de cada pele, do grau de resposta de cada pele nas sessões e dos resultados que se deseja atingir.


Veja listadas abaixo, todas as indicações do Harmony:

- Fotorrejuvenescimento;

- Flacidez;

- Cicatrizes de Acne;

- Cicatrizes cirúrgicas;

- Olheiras;

- Manchas;

- Varizes (vasinhos superficiais e profundos);

- Manchas (sinais) de nascença (como hemangiomas);

- Remoção de tatuagens;

- Poros abertos;

- Rosácea;

- Estrias;

- Melasma.


O laser pode ser usado em todos os tipos de pele, desde as mais claras até as mais escuras. Um médico habilitado deve avaliar cada caso e indicar se o procedimento é apropriado e a aplicação sempre deve ser realizada por um médico.

As principais contra-indicações são: pele bronzeada, doenças de pele no local a ser tratado, doenças crônicas ou agudas mal-controladas, uso de isotretinoína (medicamento para tratamento de acne) oral até 6 meses antes do procedimento, quelóide, gravidez e epilepsia não controlada ou não tratada.

Duvido que você não tenha algum dos problemas que este aparelho pode resolver...pois são inúmeras as indicações. E no caso de ter mais de uma, melhor ainda, pois resolverá 2, 3 , 4 ou mais problemas de uma vez!

Nos procure e marque sua avaliação para saber mais sobre o assunto.

Dra. Priscila Rosa Pereira.