18/03/2011

Shapes...qual o melhor???


Se você decidiu investir num tratamento estético para banir a celulite do seu corpo, ou reduzir medidas atacando as gordurinhas localizadas e está em dúvida sobre qual dos milhares de Shapes escolher: VelaShape, SmoothShapes, PowerShape, MaxShape, UltraShape...(ufa!), vamos tentar ajudar!

Estamos falando dos aparelhos com tecnologia mais avançada para alisar bumbum e coxas. Entenda como cada um deles funciona e o que você pode esperar do resultado.

Para resolver um problema com muitas causas, como a celulite, nada melhor do que uma solução que age em diversas frentes. Essa é a proposta dos mais modernos equipamentos disponíveis nos consultórios de dermatologia e nas clínicas de estética para tratar os furinhos. Estamos falando de uma nova categoria de máquinas – a família dos “shapes” (palavra que significa "forma", em inglês). Essas máquinas aliam a função da antiga endermologia, uma massagem mecânica, aos benefícios de diversos tipos de energia e luzes, como o laser, os raios infravermelhos e as ondas da radiofrequência.

Há cerca de uma década, a endermologia era o suprassumo para combater a celulite – o método ainda é encontrado em muitos lugares e consiste num aparelho cujo cabeçote desliza sobre a região a ser tratada promovendo uma espécie de massagem com sucção e rolamento, que age como uma drenagem linfática (e ajuda na melhora da retenção de líquidos), além de soltar as traves fibrosas que repuxam a pele e formam as depressões (furinhos). Mas há duas principais queixas de quem fez o tratamento: ele pode aumentar a flacidez de pele e favorecer o aparecimento de vasinhos. Nas máquinas atuais, a sucção e os rolamentos são mais suaves e servem principalmente para puxar o tecido cutâneo e aproximá-lo da luz que será emitida – assim o efeito do laser fica potencializado, pois consegue atingir camadas mais profundas da pele, como a de gordura.

Apesar de o princípio deles ser o mesmo, cada aparelho tem a sua peculiaridade. Porém, de uma forma geral, saiba que todos oferecem tecnologia de ponta e isso implica num investimento maior. O valor de cada sessão varia muito pouco de acordo com a máquina – em média 300 reais. Em alguns estabelecimentos, ao fechar um pacote, você consegue economizar até 200 reais. Mesmo assim, fique de olho para não levar gato por lebre: tem gente que pagou preços muito abaixo do mercado, mas não teve garantia de que se tratava realmente de um desses equipamentos.

Outra coisa em comum: o resultado compensa, como comentam as pessoas que já testaram as novidades. Mas é preciso calibrar a sua expectativa: um quadro de celulite com grau 4 cai para 3 e assim por diante. Também dá para notar melhora na textura e firmeza da pele. Vale lembrar que mulheres com apenas 4 ou 5 quilos acima do peso que passam a se alimentar melhor e a fazer exercícios são as que apresentam mais sucesso.


VELASHAPE e MAXSHAPE:

Bom para FLACIDEZ, GORDURA LOCALIZADA e CELULITE. Firma a pele, modelando coxas e glúteos.

Esses 2 aparelhos são de empresas distintas, mas possuem a mesma tecnologia (radiofrequência, luz infravermelha e vácuum ou sucção).

Além da massagem com sucção e rolamentos feita pelo cabeçote da máquina, dois tipos de tecnologia agem em sinergia para combater a flacidez, a gordura localizada e a celulite. Os raios infravermelhos atingem a superfície da pele, contraindo as fibras de colágeno, o que garante firmeza. Ao mesmo tempo, a radiofrequência incide mais profundamente tendo ação na flacidez, e por causa do intenso aquecimento, é capaz de aumentar o metabolismo das células de gordura (é como se elas derretessem).

Funciona melhor para quadros de celulite associados à flacidez. Você pode avaliar se é o seu caso se as coxas têm um aspecto drapeado (quando você puxa a pele para cima, os furinhos ficam suavizados). Mulheres com celulite no grau 2 e 3 e com um pouco de gordura localizada são as que mais se beneficiam da técnica. Para quem apresenta grau 1 de celulite, é muito magrinha ou tem músculos definidos, o resultado é apenas satisfatório, ou seja, não compensa tanto.

Tanto os raios infravermelhos como a radiofrequência precisam aquecer o corpo até 42ºC. Assim, é comum sentir a pele muito quente (a pessoa que faz o procedimento tem que ter muita habilidade para evitar queimaduras). A massagem com vácuo (em três níveis) também pode beliscar a pele, principalmente na parte interna de coxas.

Quantidade de sessões recomendadas: a partir de 8 sessões para ver bons resultados, pode ser feito 2 vezes por semana.
Preço médio: 350 reais por região (o equivalente a uma área do tamanho de uma folha sulfite).


SMOOTHSHAPES:


Bom para GORDURA LOCALIZADA e CELULITE. Sendo que para esses problemas, numa pessoa que não tem flacidez e só quer melhorar celulite ou reduzir gordura localizada, é melhor que o VelaShape, MaxShape e PowerShape).

Recentemente chegado ao Brasil, é o primeiro aparelho que oferece um laser de penetração mais profunda (915 nanômetros, o comprimento da onda) que tem afinidade com o tecido adiposo. Além dele, o equipamento conta com outro tipo de luz, mais superficial (650 nanômetros). Elas aquecem a membrana das células de gordura, tornando-as permeáveis. Como ficam mais frágeis, o laser de diodo consegue rompê-las, esvaziando o conteúdo delas. A massagem, com sucção e rolamentos, tem duas funções: sugar a pele, aproximando-a das luzes para estas terem maior penetração, e fazer uma drenagem linfática para que o próprio organismo se encarregue de eliminar a gordura. Aqui não está presente a radiofrequência!

Funciona melhor para mulheres com celulite em áreas de acúmulo de gordura localizada – a pele possui nódulos doloridos e com furinhos em regiões de culote, mas o restante da pele é firme, sem flacidez. O aparelho funciona bem para modelar pequenas áreas do corpo, como a parte de trás das coxas, a região ao redor dos joelhos e o culote.

Você sente um pequeno aquecimento graças à luz mais superficial (mas nada comparado à sensação de queimação dos outros tipos de aparelhos). A massagem também é mais suave.

Quantidade de sessões recomendadas: a partir de 8 sessões para bons resultados, que podem ser feitas 2 vezes por semana.
Preço médio: 300 reais por região.


POWERSHAPE:


Bom para FLACIDEZ, GORDURA LOCALIZADA e CELULITE. Diminui a ondulação das coxas e combate a flacidez.

Aqui, a endermologia (massagem por sucção e rolamento) é aliada à radiofrequência e a um laser de baixa potência (650 nanômetros).

Ele é diferente do SmoothShapes que tem 2 tipos de laser e não tem radiofrequência e semelhante ao Velashape que tem radiofrequência, mas sua luz é o infravermelho enquanto aqui no Power é um laser.

Aqui, como no VelaShape, a radiofrequência vai atuar na flacidez e também ajuda a remodelar as células de gordura – também principal alvo do laser. O calor aumenta a temperatura da gordura, que se liquefaz e é eliminada pelo organismo. Nessa potência, o laser do PowerShape atinge células de gordura, mas não será tão eficiente como o laser do SmoothShapes, que tem maior comprimento de onda. Talvez haja a necessidade de um número maior de sessões para garantir um bom resultado em relação à redução de medidas, mas como tem a rediofrequência associada, tem a vantagem de estar agindo sobre a flacidez da pele simultaneamente ao combate à gordura.
Ele trata melhor celulite, depois flacidez e depois gordura localizada, nessa ordem. Por isso, a paciente ideal é aquela que apresenta ondulações no corpo, mas que esteja pouca coisa acima do peso (com até 5 kg acima do peso).

O desconforto mais característico é a sensação de calor e queimação da radiofrequência, que nesse aparelho tem uma potência mais alta. Já o laser não dói.

Quantidade de sessões recomendadas: a partir de 8 sessões para bons resultados, que podem ser feitas 2 vezes por semana.
Preço médio: 400 reais por região.


ULTRASHAPE:


Bom para GORDURA LOCALIZADA.
Consiste num aparelho israelense de Ultrasom mais potente que os usados anteriormente e que atinge exclusivamente as células de gordura, quebrando-as e fazendo com que elas liberem seu conteúdo que será depois eliminado pelo organismo. A energia (ondas) do ultrasom causa vibração de moléculas e atinge a camada subcutânea da pele, onde está a gordura, causando vibração e ruptura das células adiposas.

Ele possui um sistema de computador que lê (mapeia) a área a ser tratada guiando o médico durante a aplicação e impedindo que ele trate uma região mais do que outra, prevenindo irregularidades e dando um resultado mais uniforme.

Há promessa de uma redução média de 2 cm na circunferência do local tratado após uma única sessão. É possível tratar até 3 áreas de uma vez. No caso das coxas, o tempo da sessão (2 horas) é dividido entre as regiões externa e interna, e da cintura, entre os dois lados (que diminuem até 3 cm cada um). Quem tem excesso de gordura nas laterais do abdômen – aquele terrível culote que pula no jeans – pode perder 9 cm em cada lado (18 no total) com o tratamento completo que inclui 3 sessões.O tratamento pode levar de 60 a 90 minutos por sessão.

Na prática, você sai do consultório com a sensação de ter deixado alguns quilinhos para trás. Mas como o corpo elimina a gordura pela urina, em um mês é que aparece o resultado final. Caso você precise de mais de uma sessão na mesma região, deve refazer com intervalo de 30 dias para não sobrecarregar o fígado de gordura. É importante manter uma alimentação leve e sem gordura nos dias que sucedem o tratamento.

A pessoa não sente qualquer tipo de dor, nem mesmo um aquecimento local. A quantidade de gordura que pode ser eliminada em cada sessão é pequena (cerca de 400 gramas), mas com o decorrer de algumas sessões os resultados em termos de redução de medidas, são bem visíveis. E não há lesão de tecidos adjacentes como pele, vasos, músculos, nervos, etc. O ultrasom é direcionado exclusivamente para as células de gordura.

Quantidade de sessões recomendadas: cerca de 3 a 5 sessões, dependendo do tamanho da área de gordura a ser tratada.
Preço médio: cerca de R$ 1 mil e R$ 2 mil por sessão, de acordo com o local tratado. (só para ter uma idéia, uma lipo custa R$ 3 mil por área).


Há tantas tecnologias novas hoje em dia que ficamos confusas na hora de escolher. E o pior é que todas as empresas afirmam que seus aparelhos são os melhores. Como cada um vai defender seus interesses, em quem confiar?

Bom, nós fizemos uma exaustiva pesquisa para saber o que valia a pena e o que não valia, quais promessas e afirmações eram verdadeiras (tanto da mídia quanto das empresas fabricantes) e após muita fosforilação concluímos que:

O UltraShape parece ser o melhor destes aparelhos para tratar gordura localizada, segundo relatos e comparações de resultados, mas devido ao custo muito grande, acaba não valendo a pena. Seria possível ter o mesmo resultado com o SmoothShapes (eleito por nós como o segundo melhor para tratar gordura localizada) só que em mais sessões, porém com um preço bem mais acessível. Quanto à promessa de ser indolor, já vimos que muito disso depende do médico que aplica, da sensibilidade do paciente e não dá para generalizar.

Já para quem quer um resultado 3 em 1, ou seja, tratar gordura localizada, mas também melhorar celulite e flacidez, seria melhor optar pelos aparelhos que tem a radiofrequência entre suas tecnologias (VelaShape, MaxShape, PowerShape). Nesse caso, a redução de medidas não será tão boa quanto com o SmoothShapes, mas você estará melhorando com um único aparelho 3 problemas, o que talvez valha a pena em termos econômicos. E para decidir entre um deles, a única diferença é que se você tem mais tendência a vasinhos e flacidez, o PowerShape permite o uso da radiofrequência e do laser apenas, sendo possível desligar o vácuum. Entre o Vela e o Max, a diferença é que o Max possui mais tipos de ponteiras de tamanhos diferentes para melhor acoplamento com diferentes regiões do corpo.

Claro que se você quer obter o melhor resultado possível para gordura localizada e o melhor resultado possível para flacidez seria mais adequado usar separadamente o SmoothShapes e um aparelho exclusivamente de radiofrequencia como o Accent por exemplo (é que os aparelhos que possuem a radiofrequência associada a outras tecnologias acabam tendo uma potência menor que um de radiofrequência apenas).

Outra coisa importante de lembrar: Nenhum desses tratamentos para gordura localizada serve para emagrecimento. O nome "shape" (forma) já diz que ele tem o objetivo de melhorar os contornos corporais, ou seja, eliminar gorduras que estão acumuladas em excesso num local inestético (o culote dos flancos abdominais ou do quadril, a gordurinha na dobra do bumbum,...). Gordura localizada é diferente de gordura generalizada! Seja auto-crítica e sincera consigo mesma, olhe-se no espelho e veja se adianta tirar a gordura do culote e continuar com o restante do corpo como está...

Chegamos a ver o cúmulo de mulheres que estão acima do peso, têm problemas de colesterol e triglicerídeos altos 9alta taxa de gordura no sangue) e que querem fazer esses tratamentos que vão liberar mais gordura ainda na corrente sanguínea, quando o que elas precisam fazer urgente é uma dieta e atividade física para perder o excesso de peso. Depois sim, o culote ou excesso localizado que sobrar, pode ser retirado com essas técnicas.

Então, vamos oferecer aqui na Clínica o que for melhor para o seu caso, tanto esteticamente quanto saudavelmente falando.

Venha fazer uma avaliação!


Dra. Priscila Rosa Pereira.

2 comentários:

  1. Gostei muito da explicações que foram dadas de todos os aparelhos, sou atleta e estou fazento o tratamento com o power shape, porque tenho uma gordura localizada na barriga e não consigo perde-la de jeito nenhum, tive uma diminuição significativa na barriga com duas aplicações vamos ver até a quinta sessão, beijos e uma grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso o modo como voces explicam cada tratamento, somente assim consegui entender sobre essas máquinas. Quero fazer um tratamento para celulite e gordura localizada(resquicios de uma lipo)e agora descobri que posso começar pelo smootshapes aqui em Fortaleza. Depois faço um tratamento específico para flacidez que tambem tenho, mas quero tratar primeiramente a celulite.
    Muito boa informação!

    ResponderExcluir