7 de abr de 2011

7 de abril é o Dia Mundial da Saúde: o que você está fazendo pela sua?

O que fazer pra sentir-se melhor, mais disposto, mais animado, com menos dores, menos angústia, menos problemas?

Isso não é nenhum enigma. Seu corpo dolorido, cansado, seu mau humor e desânimo, é reflexo de seus hábitos. A solução só depende de você (seria mais fácil se dependesse de outros não?). Veja o que fazer para 'evoluir' no quesito saúde:


COMA MELHOR:
O cuidado com o que vai no seu prato é um dos pontos centrais para alcançar uma maior qualidade de vida. O abuso de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares é um gatilho para doenças como infarto, derrames, hipertensão, obesidade, diabetes e até câncer.

Em contrapartida, é fácil incluir no cardápio alimentos heróis da resistência e da longevidade. Cientistas da Universidade Park, nos Estados Unidos, concluíram que consumir mais oleaginosas (nozes, castanhas, avelãs, amêndoas e pistache) reduz o risco de males cardíacos entre 25% e 39%, quando consumidos 5 vezes por semana. Elas são ricas em gorduras boas, em especial o ômega 3, que diminuem as taxas de colesterol ruim e evitam a formação de placas de gordura que obstruem as artérias.

O Centro de Pesquisas Médicas de Cardiff, no País de Gales, comprovou que vítimas de ataques cardíacos tiveram 29% menos novos eventos, quando passaram a comer peixe pelo menos 2 vezes por semana, graças a presença do ômega 3.


DURMA BEM:
Repôr as energias do dia com uma boa noite de sono é mais do que importante, é essencial! Um estudo da American Academy of Sleep comprovou que dormir bem é um dos segredos para a longevidade.

Dos 2.800 participantes da pesquisa, os 46% que relataram insatisfação com a saúde tinham também má qualidade de sono. Uma outra pesquisa da Associated Professional Sleep Societies afirma que quem sofre de insônia crônica corre 3 vezes mais risco de morrer em comparação às pessoas que não sofrem com o problema. Para os pesquisadores, o ideal são pelo menos 7 horas e meia de sono por dia.


MEXA-SE:
Os benefícios da atividade física para a saúde do organismo somam uma lista extensa. Dizer não ao sedentarismo significa afastar de perto doenças como a obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes, problemas com o colesterol, além de dar mais disposição e energia.

Para colher todos esses benefícios, basta andar. Uma pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da USP, comprovou que a caminhada reduz a pressão arterial na primeira hora e, o que é melhor ainda, essa queda se mantém nas 24 horas subsequentes. O cérebro também fica mais afiado.

Um estudo norte-americano recente, publicado na revista Neuroscience, mostrou que durante os exercícios o corpo produz uma substância que estimula o 'nascimento' de novos neurônios, o que melhora nossas atividades cognitivas, em especial a memória.


LEVANTE-SE DA CADEIRA:
A Sociedade Americana de Câncer descobriu que não é apenas a falta de atividade física que pode encurtar a vida, mas também a grande quantidade de tempo gasto sentado. Tudo porque quando ficamos sentados por muitas horas e muitos dias seguidos, o nosso metabolismo se altera e influencia fatores como colesterol alto e pressão arterial, que são fatores de risco para desenvolvimento de problemas cardiovasculares.

Por isso, nada de ver a vida passar da cadeira. Para quem precisa trabalhar sentado, exercícios simples de alongamento vão trazer maior oxigenação e ajudar no reposicionamento do corpo para alcançar o equilíbrio postural.


FIQUE DE OLHO NA BALANÇA:
Uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes, e a prática de exercícios físicos regulares vão te ajudar a manter o peso ideal. O sobrepeso e a obesidade, além de elevarem os riscos de diabetes, derrame, infarto, hipertensão e apnéia, estão por trás de 30% dos casos de câncer, de acordo com dados levantados pela União Internacional de Combate ao Câncer (UICC).

Por isso, a regulação da dieta é fundamental. Além de melhorar a saúde e a autoestima, perder peso também favorece a memória, segundo pesquisas feitas pelo Hospital das Clínicas, de São Paulo.


CONTROLE OS NERVOS:
Apesar de não ser considerado doença, o estresse pode favorecer o aparecimento de doenças e, por isso, precisa ser observado e controlado. Quanto maior for o nível de estresse, maior será a deteriorização física e psicológica da pessoa.

O estresse também é fator de risco para os problemas do coração. Foi o que concluiu uma grande pesquisa feita em Campinas e São Paulo pela Secretaria do Estado da Saúde. Entre as mais de 100 mil pessoas analisadas, 46,8% sofriam algum tipo de estresse e tiveram mais problemas cardiovasculares.


SORRIA PARA A VIDA:
Nada melhor do que o humor para combater os problemas que aparecem. O bom humor pode manter as pessoas saudáveis e aumentar as chances de uma vida longa, segundo estudo recente da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, que avaliou mais de 53 mil pessoas durante 7 anos.

Os pesquisadores descobriram, por meio de alguns testes, que os participantes que eram mais bem humorados tinham o risco de morte reduzido em até 2 vezes. Para melhorar a sua atitude positiva diante da vida, aposte em uma breve caminhada em áreas verdes, como parques e jardins. A dica vem direto da Universidade de Essex, no Reino Unido, que descobriu que praticar atividades ao ar livre, por mais curtas que sejam (10 minutos bastam!), melhoram significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e para a autoestima.


RESPIRE BEM:
Separar uns minutinhos para prestar atenção na respiração pode ser a receita ideal para combater os desgastes mentais e físicos e, até a insônia, aumentando assim a sensação de bem-estar.

Um estudo da universidade de Johns Hopkins, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas que apresentam sérias dificuldades para respirar durante o sono têm 50% mais chances de morrer antes que alguém da mesma idade que não sofre das mesmas condições.



APAGUE O CIGARRO:
Por falar em respiração, não é só da sua que você precisa cuidar não. Já parou para pensar que seu cigarro causa males terríveis ao seu organismo, mas também ao das pessoas ao seu redor?

Um estudo da University College London, do Reino Unido, descobriu que a exposição à fumaça do cigarro dos outros pode aumentar em 50% os riscos de sofrimento psicológico. E outro estudo vindo do Canadá mostrou também que o fumo passivo está por trás do aumento de 40% dos casos de sinusite crônica.

Portanto, o fumo passivo pode ser pior que a poluição. Mas, os fumantes precisam prestar atenção aos males do cigarro para o próprio organismo. Estima-se que cerca de 200 mil mortes por ano, no Brasil, são decorrentes do tabagismo, responsável pelos riscos aumentados de câncer de pulmão, de boca e doenças cardiovasculares.


É sempre o mesmo blá-blá-blá né?
Mas o ser humano é assim mesmo, aprende por repetição!
De tanto ouvir como é bom cuidar da alimentação, fazer exercícios, dormir bem e etc, você começa a se dar conta de que está indo pelo mau caminho se está fazendo o contrário. E assim tem a chance de rever seus hábitos e melhorá-los antes de adquirir uma doença ou ir parar num hospital.

Nós vamos bater na mesma tecla sempre!

Dra. Priscila Rosa Pereira.

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