6 de set de 2011

PILATES X DOR LOMBAR


Dor lombar é uma das causas mais comuns de problemas relacionados ao trabalho nas grandes cidades. Entre eles está também, com o maior índice de reclamações, a dor de cabeça. Nas grandes cidades você vai encontrar milhares de pessoas com diferentes níveis de desconforto lombar.

Pesquisas recentes confirmam a eficácia dos exercícios de Pilates para a dor lombar. De acordo com um pequeno estudo controlado no Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy (2006; 36 [7], 472-84), os participantes que praticaram Pilates durante quatro semanas sentiram o alívio de suas dores mais rapidamente do que aqueles que passaram por programas de tratamento padrão.

A crescente popularidade do Pilates dentro do contexto terapêutico incentivou pesquisadores da Queen’s University, no Canadá, a testar se o Pilates realmente é capaz de melhorar a condição dos pacientes. Os pesquisadores selecionaram 39 pessoas, de 20 a 55 anos, com dor lombar crônica. O grupo foi dividido. Uma parte teve sessões de Pilates e outro grupo recebeu os cuidados habituais fornecidos para pessoas que procuram ajuda médica para a dor lombar. (“O cuidado habitual” inclui uma consulta com um médico e outros profissionais de saúde e especialistas como fisioterapeutas)

Posteriormente foi revelado que os participantes do Pilates tinham níveis significativamente menores de incapacidade e intensidade da dor do que os pacientes que foram submetidos ao tratamento habitual (medicação + fisioterapia). Um ano mais tarde os participantes mantiveram sua melhora física com o Pilates.

Esta pesquisa ressalta a importância de se manter atualizado com os avanços educacionais no campo do Pilates. Quanto mais você aperfeiçoar seus conhecimentos, melhor você é capaz de ajudar as pessoas a encontrar o bem-estar e o equilíbrio corporal.

PILATES é saúde, bem-estar, qualidade de vida e boa forma!
Agende já sua aula experimental na DUE e sinta no corpo os efeitos do PILATES!


Dra. Pâmela Rosa Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário