13 de abr de 2011

Técnicas do visagismo para maquiagem

O termo visagismo surgiu na década de 30, é derivado da palavra ‘’visage’’ que em francês significa rosto. É o estudo das proporções do rosto com a finalidade de equilibrar e valorizar as características de cada pessoa, ressaltando suas qualidades e buscando a harmonia estética.

Essa técnica também é muito utilizada pelos maquiadores, que utilizam luz, sombra e as cores certas para criar uma maquiagem perfeita! Os tons claros são utilizados para dar volume e ressaltar traços. Usados, por exemplo, sob as sobrancelhas levantam o olhar. Os tons escuros são utilizados para disfarçar algumas características, como queixo saliente, criando profundidade. São utilizados também para evidenciar o contorno do rosto.

No visagismo, a teoria das cores também é fundamental, cada pessoa tem uma cor pessoal. Normalmente pessoas com pele clara ficam melhores com cores frias (prata, roxo, azul, verde), enquanto as morenas e negras se destacam mais quando utilizam cores quentes (dourado, amarelo, vermelho, laranja). É importante que o profissional utilize as técnicas do visagismo para a elaboração da maquiagem, tendo conhecimento sobre as características de cada formato de rosto.

Rosto redondo: Neste formato as maçãs do rosto são mais largas e cheias, além de apresentar um queixo arredondado. Para afinar o rosto, aplique tons escuros na parte inferior da face, do maxilar ao queixo e nas laterais da testa. O blush deve ser aplicado fazendo um movimento na diagonal para cima.



Rosto triangular: Este formato possui o maxilar largo e a testa estreita. Para suavizar os traços ilumine as têmporas e o centro do queixo com um corretivo claro e escureça o ângulo das mandíbulas. O blush deve ser aplicado em forma de losango.

Rosto Quadrado: Forte e harmonioso, o rosto quadrado possui a mesma largura na testa, face e queixo. Possui também os maxilares com ângulos acentuados. Para suavizar os traços deste formato, escureça as laterais do rosto. Aplique o blush partindo do ponto mais proeminente das maçãs do rosto em direção as têmporas. Essa aplicação deve ser feita em forma de triângulo, a base estreita deve ser aplicada nas maçãs do rosto e se alongar em direção às têmporas de forma oblíqua. O blush deve ser utilizado para tirar a atenção das extremidades do rosto quadrado e ajudar a fazer a área parecer maior e mais oval.

Rosto Oval: A beleza do formato de um rosto oval é a sua simetria, apresentando proporções harmônicas. Neste formato de rosto podem ser exploradas várias técnicas diferentes. Não há necessidade de contornar ou iluminar, o blush deve ser aplicado do centro das maçãs do rosto em direção às têmporas.

Rosto triangular invertido: Também conhecido como rosto em formato de coração, possui a testa mais larga que o maxilar e o queixo é relativamente fino ou pontudo. Para ajudar a equilibrar e realçar os traços deste rosto, o melhor é escurecer as laterais da testa e próximo a raiz dos cabelos, pois disfarça a largura desta parte do rosto. E clarear a parte inferior do maxilar. O blush deve ser aplicado um dedo além da linha do sorriso no meio das faces, em direção ao meio da orelha.



Uma maquiagem bem feita deixa você maravilhosa enquanto uma mal feita acaba com você! Então aprenda a valorizar o que você tem de melhor!

Na DUE, temos profissionais capacitados para lhe oferecer o que há de melhor em maquiagem. Venha conferir!

Dra. Danielle Dellecave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário