17 de mai de 2011

Churrasco com vegetais

Receitinhas do Jamie Oliver para aproveitar melhor o churrasco e incluir vegetais feitos na churrasqueira. Qualquer verdura ou legume pode fazer parte do churrasco e torná-lo mais saudável, mantendo-o delicioso!

As opções para se comer bem (com qualidade, de uma maneira saudável) são inúmeras! A gente é que se acomoda. Uma churrasqueira não serve apenas para assar e grelhar carnes, ela é uma fonte de calor a sua disposição, como um forno ou um fogão, uma extensão da sua cozinha.

Para tirar proveitos diferentes de sua churrasqueira, uma ótima idéia é embrulhar alguns vegetais em um envelope duplo de papel-alumúnio, adicionando um pouco de água ou vinho, um pouco de manteiga ou azeite de oliva, e uma pitada de sal e pimenta.
Sobre a churrasqueira, os legumes ficarão assados ou cozidos no vapor, dependendo do seu grau de umidade.


Veja essas dicas e invente as suas:

Cebola recheada ao vapor:
Coloque uma cebola vermelha pequena sobre uma tábua e corte-a duas vezes ao meio (em 4 partes), sem atravessá-la completamente. Enfie alguns ramos de alecrim e uma bolota de manteiga no centro. Embrulhe duplamente em papel-alumínio e, quando a churrasqueira tiver esfriado um pouco, acomode o envelope diretamente sobre o carvão. Deixe por 15 minutos, depois remova cuidadosamente o papel-alumínio e descasque a camada externa da cebola, já que ela provavelmente estará queimada por causa do açúcar que possui.

Folhas verdes ao vapor:
Rasgue um pouco de espinafre, rúcula, acelga e agrião. Dobre um pedaço de papel-alumínio ao meio e sele as duas laterais para criar uma pequena bolsa (envelope). Enfie as folhas dentro dele e regue com um pouco de óleo de oliva e suco de limão. Tempere com sal e sele firmemente a última lateral. Espere até que os carvões tenham esfriado um pouco, coloque sobre eles o envelope e deixe as folhas cozinharem por 5 minutos.

Batatas-doces com cominho, limão e pimenta vermelha:
Em um almofariz, esmague algumas pimentas vermelhas secas, uma colher (chá) de cominho moído e uma colher (sobremesa) de sal marinho. Lave as batatas doces em água corrente, fure-as umas dez vezes com uma faca e, enquanto ainda estiverem molhadas, polvilhe-as com a mistura de temperos que você fez. Enrole-as individualmente em papel alumínio para que a pele não queime. Após 20 minutos, enfie uma faca para checar se já estão cozidas. Sirva com limão espremido.

Também fica uma delícia fazer essas mesmas coisas no forno! Super saudável e gostoso.

Dra. Priscila Rosa Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário