26 de mai de 2011

Estudo comprova que chá verde auxilia emagrecimento!

Alimentos com propriedades funcionais promovem a nutrição e diversos benefícios para a saúde, como redução do aparecimento e controle de doenças crônicas, como a obesidade.

A Organização Mundial de Saúde estima que em 2015 a população de obesos no mundo chegará a 700 milhões de pessoas se não seguir a sua recomendação de aumentar a atividade física e controlar a alimentação.

Foi realizado um estudo de revisão da literatura científica, que foi publicado em 2009 na Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, acerca das propriedades, efeitos, dosagem, forma de apresentação, e mecanismos de ação do chá verde na alteração da composição corporal em indivíduos obesos e sedentários.

Essa pesquisa foi realizada porque o chá verde tem sido amplamente utilizado pelas
pessoas para emagrecimento. Vários estudos têm demonstrado que o chá verde e seus
componentes são capazes, entre outros benefícios, de promover a termogênese,
diminuir a gordura corporal e oxidação lipídica, auxiliando na prevenção e tratamento da obesidade e suas co-morbidades.

Suas propriedades benéficas são atribuídas aos polifenóis catequinas, que são compostos presentes nas folhas da planta Camellia sinensis que dá origem ao chá. As quatro principais catequinas do chá verde são: epicatequina (EC), epicatequina
galato (ECG), epigalocatequina (EGC) e epigalocatequina galato (EGCG.

Os principais mecanismos de ação relatados referem-se às substâncias epigalocatequina galato e à cafeína, que exercem ações no sistema nervoso simpático, inibindo importantes enzimas que participam do processo de termogênese e oxidação lipídica. A quantidade de cafeína presente no chá verde varia de 10 a 80mg por xícara de chá.

Alguns compostos que se destacam nas folhas da Camellia sinensis são: proteínas, glicídios, sais mineiras, vitaminas (vitamina A, C e algumas do complexo B),
teobromina, teoflavina e água entre outros.

No total foram revisados 8 artigos publicados sobre o tema. A maioria dos estudos revisados utilizou o extrato do chá em diferentes doses por um período de cerca de 12semanas e mostrou emagrecimento, redução da gordura corporal, circunferência abdominal, e melhora do perfil lipídico.

O estudo concluiu que o chá verde promove, entre outros benefícios, alteração da composição corporal de indivíduos obesos sedentários. Porém, a dosagem e forma de apresentação não estão ainda definidas e os mecanismos pelos quais o chá exerce efeito no organismo ainda precisam ser melhor elucidados. Portanto, é necessário mais estudos no sentido de esclarecer estes aspectos.

Mas o uso do chá já é indicado para pessoas que desejam perder peso.

Dra. Priscila Rosa Pereira.

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