19 de mai de 2011

Panqueca com mirtilos

Vou começar a postar algumas receitas legais do livro "Dieta das 5 porções" (Publifolha). Recomendo a quem puder, que compre o livro porque ele traz muitas receitas de doces, salgados, etc, num esquema de cores para você saber quantas porções (das 5 que você deve comer por dia) tem em cada receita.

(Para quem ler este post e não estiver muito familiarizado com esta dieta, leia nosso post "Dieta das 5 porções" para entender melhor. Vale a pena!)


Panqueca com Mirtilos

Ingredientes:

- 115 g de farinha com fermento
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1 ovo batido
- 150 ml de leite
- raspas de 1 limão
- 50 g de cerejas secas
- óleo de girassol para pincelar

Acompanhamento:
- 320 g de mirtilos
- mel claro
- iogurte natural

Modo de fazer:
Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo baixo. Enquanto isso, misture a farinha de trigo e o açúcar numa tigela e abra uma cova no centro. Misture o ovo e o leite num outro recipiente, despeje metade dessa mistura (ovo e leite) no buraco no centro da farinha e sove (misture com as mãos) até obter uma massa homogênea. Adicione à mistura restante de ovo e leite as raspas de limão e as cerejas secas. Quando a panela estiver bem quente, pincele levemente com óleo. Pingue colheradas de massa na panela e cozinhe por 1-2 minutos, mantendo em fogo baixo, até surgirem bolhas na superfície. Vire as panquecas e cozinhe por mais 30 segundos, até dourarem por baixo. Mantenha-as aquecidas enquanto faz as panquecas restantes. Sirva com mirtilos, mel e iogurte natural (como na foto).

Delícia!

Dra. Priscila Rosa Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário