25 de jun de 2011

Alimentos crus: mais saúde na sua dieta


A culinária brasileira possui, em sua maioria, alimentos muito bem cozidos. Via de regra, somente frutas e alguns vegetais são consumidos crus. O consumo de alimentos crus (de boa qualidade e proveniência confiável) é uma maneira excelente de conseguirmos absorver ao máximo as vitaminas e minerias dos alimentos.

Felizmente, com a influência de outras culinárias, como a japonesa e a árabe, passou-se a incluir na dieta brasileira, alimentos crus como peixes, algas e especialmente carnes cruas. Kibe cru e tartares já podem ser facilmente encontrados nas grandes cidades.

O livro "Brigadeiros e Bolinhas" oferece algumas opções de petiscos que são preparados com alimentos crus. A idéia do volume é preparar alimentos que podem ser comidos com a mão e servidos em festas, tanto doces quanto salgados.

Estão compilados clássicos como o brigadeiro e bolinhas de queijo. Há, também, novidades como tartare e falafel.


Veja como preparar tartare de salmão:


Tartare de salmão com molho de iogurte e endro:
(Rendimento 25 unidades)

Ingredientes
- 500 g de lombo de salmão fresco

Para o molho de iogurte e endro
- 1 e ½ xícara de azeite
- 2 xícaras de iogurte desnatado
- 2 colheres (chá) de mostarda
- 1 colher (sopa) de folhas de endro (aneto) fresco
- 2 colheres (chá) de azeite
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de noz-moscada talada na hora
- pimenta-rosa moída na hora
- suco de meio limão
- 1 limão cortado em fatias muito finas
- folhas de endívia (opcional)

Modo de Preparo:
Certifique-se de que o pedaço de salmão está bem limpo, sem pedaços de pele e principalmente sem a parte mais escura da carne, que pode ser retirada. Corte a carne em pedaços pequenos. O mais simples é cortar em cubos grandes e bater no processador com a função pulsar. Uma ou duas vezes é o suficiente.

Faça pequenos bolinhos com o peixe. Para servir, arrume uma bolinha de tartare de salmão sobre uma folha de endívia e molhe com um pouco do molho de iogurte, ou sirva em um pratinho com um pouco de molho e uma fatia de limão.

Lave o endro e seque as folhas. Misture o iogurte com a mostarda e o azeite, tempere com o sal, a noz-moscada, um pouco de pimenta-rosa e as folhas de endro (também conhecido como dill ou aneto) e o suco de meio limão.

(Livro: Brigadeiros e Bolinhas
Autor: Marcia Zoladz
Editora: Publifolha
Páginas: 200
Quanto: R$ 49,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha)


Delicie-se!

Dra. Priscila Rosa Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário