19 de jun de 2011

Chocolate tem mais antioxidantes que frutas!

Boa notícia para os amantes de chocolate: duas novas pesquisas dão mais detalhes sobre seus benefícios. Uma delas, publicada no "Chemistry Central Journal", afirma que o chocolate é uma fonte rica de antioxidantes e contém mais polifenóis e flavonóides do que alguns sucos de fruta, como os de açaí, romã e cranberry.

Os pesquisadores compararam grama por grama, a quantidade de antioxidantes do chocolate em pó com os das frutas, e descobriram que havia mais poder antioxidante e flavonóides no chocolate. Quando a comparação foi feita entre chocolate amargo, chocolate em pó, chocolante quente e sucos de fruta, os chocolates amargo e em pó também tinham mais poder antioxidante e mais flavonóides e polifenóis que os sucos.

Por esses resultados, a pesquisadora afirmou que o cacau pode ser considerado uma "superfruta". A segunda pesquisa foi publicada no "Journal of Agricultural and Food Chemistry" e mostra como o chocolate aumenta a produção do colesterol bom (HDL).

Os polifenóis presentes no cacau aceleram a atividade de certas proteínas, incluindo aquelas que se ligam ao DNA, para aumentar os níveis de colesterol bom e diminuir o colesterol ruim (LDL).

A explicação é que eles aumentam os níveis da apolipoproteína A1, principal componente do colesterol bom, e diminuem a B (ApoB) no fígado e no intestino.

Mas cuidado com a empolgação!

Não adianta usar essa informação para exagerar na dose e mandar ver nos chocolate...é como o vinho tinto, uma dose diária pequena faz muito bem, uma dose diária grande, faz mal! Coma sua pequena dose de choclate todos os dias sem peso na consciência e ganhe de quebra, poderes antioxidantes para dar uma mãozinha para a saúde!

Dra. Priscila Rosa Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário