9 de jun de 2011

Conheça a dieta que "secou" a princesa Catherine Middleton:


Febre entre as francesas, a dieta Dukan virou o assunto do mês, apontada pela responsável pela nova silhueta de Catherine Middleton. Os segredos: fibras de aveia para tapear a fome, muita proteína e aromas artificiais que dão sabor aos pratos, mas têm caloria zero.

Conseguir conquistar o aval das francesas é uma espécie de certificado ISO das dietas. Pois a sensação atual entre essas mulheres, que são magras, mas não abrem mão de comer bem, é o regime do nutricionista e autor best-seller Pierre Dukan. Ele alega ter mais de dez milhões de seguidores e a patente de uma cartilha que não só faz perder peso, mas garante magreza constante para o resto da vida. Cabelos brancos, cara de bonzinho e com uma didática e paciência que impressionam, Dukan foi catapultado ao estrelato mundial depois do casamento real, já que seria graças a sua dieta que Catherine Middleton entrou na igreja sem nada fora do lugar. Perguntado se ela de fato teria sido sua cliente, ele sai pela tangente. Ele confirma que Carole Middleton, a mãe de Catherine, é uma de suas seguidoras, assim como Lady Anson, prima da rainha Elizabeth e responsável pela organização da festa que entreteve a realeza na véspera do casório. Como tudo que envolve Catherine, não desmente e nem admite, apenas diz que não a atendeu pessoalmente e que ela estsva linda no seu vestido de noiva.

Mas vamos aos fatos. O grande segredo da dieta, organizada em 4 diferentes fases, é não restringir a quantidade de alimentos ingerida, e sim determinar o que pode ou não entrar no cardápio. Nas duas fases iniciais batizadas de "ataque" e "cruzeiro", Dukan aplica uma versão não muito original da clássica dieta das proteínas, com apenas cem alimentos permitidos (alguns legumes, muitas carnes). As críticas de seus detratores repousam justamente sobre essas duas fases que sobrecarregariam o fígado e levariam à perda de vitaminas, além de alterarem o metabolismo, num processo negativo, sobretudo para quem tem pouca gordura a queimar. Mas, há um "depois" bem tranquilo e promissor.

Na fase de "consolidação", entram frutas, pães e (bônus!) o "direito" a duas refeições de gala semanais, com todos os excessos liberados (pense bem: se não fosse assim, dificilmente daria certo na França dos gourmets). Finalmente na estabilização come-se de tudo, mas três medidas devem ser mantidas para o resto da vida: consumir três colheres de sopa de farelo de aveia por dia (melhor fonte de fibras do mundo, segundo Dukan), esquecer elevadores e uma vez por semana, às quintas-feiras, voltar á fase 1 para uma espécie de choque emagrecedor. Presente em todas as etapas da dieta Dukan, o farelo de aveia é o alimento-fetiche do nutricionista, ajudando a garantir um bom funcionamento do intestino e segundo ele, impedindo parte da absorção de calorias ingeridas, além de acalmar a fome com sua capacidade de inchar no estômago provocando saciedade. Como ninguém come farelo de aveia puro, os livros e blogs de receitas são outra sacada boa de Dukan. Suas galettes de son d´avoine (espécia de crepe com o farelo milagroso) se tornaram tão famosas que a rede de supermercados Monoprix as vende prontas (em breve os supermercados Casino também disponibilizarão em suas prateleiras produtos appouvé Dukan.

E há ainda os aromas, a parte mais original da dieta. Para temperar as galettes, muffins e as indispensáveis saladas e carnes, Dukan oferece aroma de manteiga, queijo de cabra, mel...E tudo com gosto impressionante e caloria zero! Há também aromas de chocolate, amêndoa, banana, marrom glacé, crème brulée, num total de 27 opções, todas à venda pelo site maboutiqueregimedukan.com. Outra particularidade de Dukan é o atendimento pela internet. Com o pagamento de em média 15 euros por quilo a perder (o cálculo é pessoal e deve ser feito pelo site), tem-se uma atenção personalizada que ele chama de "coaching", feita pelo próprio Dukan ou por algum dos mais de 50 nutricionistas que fazem parte de sua equipe de aconselhamento on-line. Atualmente o consultório virtual atende em inglês, francês, espanhol e holandês. Boa notícia para os fãs da dieta no Brasil é a intenção de criar uma plataforma em português já em 2012. De graça, há chats, fóruns, espaços para trocas de receitas e entrevistas coletivas. Isso sem falar nos vários sites piratas em que os póprios adeptos do regime ajudam uns aos outros, numa verdadeira tribo virtual de "dukanettes", como são conhecidas as mais fervorosas entre as adeptas do regime.

Se por uns bons anos Dukan fez sucesso quase que exclusivamente entre as européias 9é superstar também na Espanha), seu império ultramar não para de se expandir: há 3 semanas ele é o número 1 entre os mais vendidos do The New York Times em sua categoria, com o livro The Dukan Diet, versão do original Je ne Sois Pas Maigrir, lançado no Brasil sem muito alarde em 2008 com o título Eu Não Consigo Emagrecer. O desembarque nos Estados Unidos será um bom teste para as teorias de Dukan: afinal, se até no país dos excessos sua dieta vingar, daqui a pouco o mundo todo vai adotar farelo de aveia como base da alimentação e trocar a barra de Lindt por algumas gotas mágicas sabor chocolate...

(Matéria da Revista Vogue Brasil, n.394, junho/2011, página 217).



Alimentos permitidos:

Para começar, coma a quantidade que desejar desses alimentos, mas não inclua nenhum tipo de gordura na hora de preparar. Não se esqueça de tomar 2 litros de água por dia.



Alimentos permitidos:


Alimentos proibidos:




Essa fase funciona da seguinte forma: ela dura 10 dias por cada quilo que você já perdeu nas fases anteriores. Por exemplo: se você perdeu 4 quilos, a terceira fase deve durar 40 dias.

Alimentos permitidos:


Alimentos proibidos:


Nessa fase você pode comer algum alimento que não esteja incluído no cardápio, mas apenas por 2 duas vezes ao longo de toda a semana (conforme citado na lista acima como 2 refeições por semana) e nela você poderá comer massa, arroz, batatas e leguminosas.



Essa fase dura mais tempo e também é a mais importante. Ela deve ter os cuidados da fase anterior e você deverá consumir todos os dias 3 colheres de sopa de farelo de aveia e de trigo. Uma vez por semana consuma apenas alimentos com proteína.

Lembre-se, antes de começar qualquer dieta converse com o seu médico.

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