14 de jun de 2011

Vogue Italia exalta modelos gordinhas


A Revista VOGUE ITALIA do mês de junho trouxe na capa modelos acima do peso mostrando que são contra a ditadura da magreza acima de qualquer coisa nas passarelas e no mundo da moda.

Lindíssimas e de lingeries provocantes as modelos estão sentadas numa mesa com pratos cheios de macarronada, mostrando que gostam de comer bastante.

Claro que, se fosse só por uma questão de o que os outros acham bonito, não ficaríamos aqui dizendo que você tem que ser isso ou aquilo, mais ou menos gordo. Nosso comprometimento é com a saúde em primeiro lugar e gordura em excesso não é saudável!

Mas achamos legal a iniciativa da revista em mostrar que passar mal e vomitar pra ficar magérrima em nome da beleza e em detrimento da saúde, também não é legal!

Franca Sozzani, editora da Vogue Itália, resolveu usar seu posto na revista para apontar os problemas que a “ditadura da beleza” provoca e pode continuar a provocar; dentre eles, os casos de mulheres que sofrem de distúrbios alimentares numa busca desenfreada pelo “corpo perfeito”, e a própria idéia disseminada sobre o que vem a ser o tal “corpo perfeito”, que distorce a realidade ao propor padrões, na maioria das vezes, inalcançáveis e reduz a nossa capacidade de sermos múltiplos e apreciarmos a diferença.

Sobre o assunto, Franca Sozzani comenta:

“Resolvi usar minha posição para lutar contra a anorexia e coletar assinaturas para fechar sites que incentivam esse distúrbio. A moda sempre foi apontada como uma das maiores culpadas por esse problema, e nosso comprometimento é a prova de que o mundo fashion está pronto para ultrapassar suas barreiras e se impor contra o problema.”

A editora promete que virão, por aí, mais capas com modelos de diversos pesos e medidas.





Um comentário:

  1. Merecem ser valorizadas também,afinal a beleza é algo bastante subjetivo.

    ResponderExcluir