10 de jul de 2011

Como fazer uma massagem anti-celulite em casa

Uma massagem vigorosa, com um creme hidratante ou um óleo pode ajudar na batalha contra a celulite.

Apenas a massagem ao passar o creme estimula a circulação local efetuando uma drenagem de toxinas e redução da inflamação. Imagine só se você ainda usar um produto com princípios ativos específicos para o problema...

0s cremes anticelulite possuem ingredientes capazes de estimular a circulação venosa e linfática, como o gingko biloba e a castanha-da-índia, e redutores de gordura, que atuam sobre a quebra dos adipócitos (células de gordura), como as metilxantinas (cafeína, teobromina e aminofilina).

Os produtos mais modernos possuem ativos encapsulados em partículas minúsculas, as microsferas ou nanosferas, capazes de atravessar melhor a barreira da pele carregando os ativos mais profundamente, com melhores efeitos.

Claro que, sem a ajuda da dieta e dos exercícios, provavelmente você vai notar resultados apenas discretos.


Drenagem em casa

Quando a celulite está associada à retencão de líquidos - e quase sempre está - a drenagem linfática manual costuma ser um dos tratamentos mais eficazes. Essa massagem deve ser realizada por gente bem entendida no assunto, que precisa conhecer a fundo todo o sistema linfático. Ela ajuda a desobstruir os vasos e a coletar o líquido que fica parado entre os tecidos mais superficiais.

Em casa, é claro, não dá para fazer igualzinho. Até porque você teria que virar contorcionista para atingir todos os pontos importantes. Mas é possível sim, fazer uma massagem parecida, para drenar o líquido que fica acumulado nas pernas.

Você fará uma massagem usando as duas mãos e aplicando uma pressão moderada com os dedos. Para que os dedos deslizem melhor, use, de preferência, um creme anticelulite de fácil espalhabilidade ou mesmo um simples creme hidratante corporal ou óleo.

Sentada no chão ou com uma das pernas apoiada em um banquinho, aplique uma quantidade generosa do creme nas mãos. Comece a massagem a partir do tornozelo e suba até o joeiho, fazendo pressão com os dedos e deslizando no sentido de baixo para cima, vá pressionando e deslizando ao mesmo tempo, do tornozelo ao joelho. Repita 8 vezes.

Faça o mesmo vai-vém do passo anterior dos joelhos até a coxa por 8 vezes (envolva a coxa com as 2 mãos). Depois, segure a pele das regiões com mais furinhos com os indicadores e os polegares das duas mãos e aperte como se estivesse torcendo. Repita 8 vezes (não precisa aplicar muita força, para não ficar roxo, faça uma pressão suave).

Finalize com uma massagem nos pés para ativar a circulação. Com os polegares, pressione e deslize, pressione e deslize, até contemplar toda a área dos pés.

Repita tudo com a outra perna.

Você pode usar alguns aparelhinhos manuais como rolos massageadores para auxiliar na massagem, assim não precisa fazer tanta pressão com os dedos, o que diminui o esforço.

Fazer essa massagem pode ser um pouco cansativo, pela posição que você vai ficar, pela pressão e força que tem que fazer com os braços e os movimentos repetitivos. Não adianta não colocar força ou fazer rápido e de qualquer jeito pra acabar logo, nesse caso, é melhor procurar alguém pra lhe fazer a massagem (especialista!).

A massagem também pode deixar a região com celulite um pouco dolorida, pois há uma inflamação ali e você está justamente ativando a circulação para que as toxinas e substâncias inflamatórias sejam drenadas e eliminadas.


Produtos:

Cremes ou óleos são indispensáveis para qualquer massagem. Primeiro porque têm apelo físico - facilitam o deslizamento das mãos. Segundo porque contêm substâncias que ajudam a ativar ainda mais a circulação e quebrar as células de gordura.

A indústria da beleza investiu pesado em tecnologia para a criação desses coadjuvantes, elaborando fórmulas similares à composição da pele. Isso significa aumento da absorção e efeito mais garantido. Os diversos produtos do mercado podem ser divididos em três grupos:

- Penetráveis:­ Agem em profundidade auxiliando na lipólise (quebra de gordura) e na drenagem linfática.
- Criogênicos:­ Esfriam a área para estimular a eliminação da indesejável gordura localizada.
- Termogênicos:­ Trabalham com o aquecimento superficial da região para forçar o rompimento das moléculas gordurosas.

A boa performance desses cosméticos, no entanto, depende de outros cuidados, como manter o corpo (e consequentemente a pele) sempre bem hidratado por meio da ingestão suficiente de água (2 litros por dia) e do uso regular de creme hidratante. Quando o tecido está saudável, a comunicação celular entre as camadas cutâneas é muito mais eficiente e a resposta ao método de massagem e aos cremes é maior.

Dra. Priscila Rosa Pereira.

2 comentários:

  1. Muito boa dica, acho que vai ajudar muito todas que sofrem com essa praga chamada celulite!

    ResponderExcluir
  2. Adorei essas dicas, pois tenho muita celulite e vou usar essas dicas par melhorar minha aparência e conseguir usar um Maiô na Praia.

    ResponderExcluir