11 de ago de 2011

Chocolate amargo: aliado nas horas difíceis!

Na hora em que resistir ao chocolate for uma missão impossível, renda-se.

Mas opte pelo choclate amargo! Ou pelo menos, pelo meio-amargo. Muito mais saudável e menos calórico que as versões ao leite e branco, esse chocolate pode ser a opção naqueles horas em que a tentação é maior que você.

Se vai fazer uma sobremesa que leva chocolate use o amargo ou meio-amargo e acabe economizando bastante nas calorias. O sabor? É o mais puro sabor de chocolate!



Um estudo recente pode acabar com a rotina de alguns fanáticos por chocolate.

Pesquisadores de Boston acabam de descobrir que comer chocolate amargo todos os dias não é tão benéfico para o coração quanto se imaginava. Para eles, os riscos de problemas cardíacos só são reduzidos em 1/3 quando o alimento é ingerido até no máximo 2 vezes por semana.

A pesquisa, publicada no jornal da Associação Americana do Coração, acompanhou 32.000 mulheres suíças entre 48 e 83 anos e concluiu que o consumo de chocolate amargo todos os dias pode ser prejudicial à saúde.

De acordo com o estudo, de 19 a 30 gramas de chocolate amargo por semana são suficientes para reduzir em 32% os riscos de doenças cardíacas. A taxa cai para 26% quando o chocolate aparece na dieta de uma a três vezes por mês apenas.

Pesquisas anteriores já haviam apontado que apesar de conter altos níveis de açúcar e gordura, o chocolate é uma fonte rica de flavonóides, responsável por diminuir a pressão sanguínea e proteger o coração. O amargo, por conter menos açúcar e gordura é o mais saudável de todos.

“Mas não se pode ignorar que o chocolate é altamente calórico e seu consumo em demasia pode acarretar ganhos consideráveis de peso”, afirma Murray Mittleman, diretor da Unidade de Pesquisa Epideomólogica Cardiovascular do Centro Médico Beth Israel de Boston.

Quando for escolher seu chocolate opte sempre pelo amargo de preferência, ou então no mínimo pelo meio-amargo. Ou procure as opções que dizem conter mais cacau (algumas tem 70 ou 80% de cacau), pois nesse caso eles têm menos açúcar.

Cuidado com os chocolates "Diet". São excelentes para diabéticos (não contêm açúcar nenhum) mas contêm bastante gordura! São um perigo para a dieta.


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