10 de ago de 2011

Está precisando de energia?!?

Se sentindo cansado? Sem energia? Que tal incluir no cardápio os alimentos energizantes, aqueles que ajudam a driblar o cansaço e a falta de pique? Isso sem cair na armadilha de se entupir de açúcar e café que no primeiro momento até dão pique, mas logo depois nos deixam ainda mais esgotados. Se encha de energia incluindo no cardápio:

CEREAIS INTEGRAIS: nosso corpo obtém energia a partir do alimento que comemos. O principal nutriente energético é o carboidrato, presente entre outros nos cereais, mas para podermos usar esse carboidrato como energia, precisamos de vitaminas e minerais como as do complexo B e o cromo. Essas vitaminas e minerais estão naturalmente presentes nos cereais integrais, que por isso ajudam a aumentar o pique e disposição. Inclua no cardápio arroz integral, aveia e quinua em flocos e prefira os pães e biscoitos na versão integral.

BANANA: a banana além da frutose (açúcar encontrado nas frutas), tem vitaminas e minerais que melhoram a utilização desta frutose. Ela é ainda fonte de triptofano, aminoácido, que serve de matéria prima para a produção de serotonina um neurotransmissor relacionado ao bem-estar e disposição. A banana passa ou a fruta amassada com quinua em flocos são ótimas opções de lanche para garantir disposição durante a tarde.

MAÇÃ: além de fonte de frutose, na maçã encontramos o ácido málico que tem papel no ciclo de Krebs e na produção de energia. Use a fruta in natura, desidratada ou assada salpicada com canela.

AMÊNDOAS: oleaginosa rica em proteínas e gorduras boas. Fácil de levar e de comer. Garante energia e disposição.

CHÁ VERDE: opção para o café da manhã. Contém menos cafeína que o café, mas acelera o metabolismo e estimula o cérebro a funcionar mais rápido.

LINHAÇA OU ÓLEO DE PEIXE: o omega-3, encontrado na linhaça, é um tipo de gordura que constitui o cérebro, por isso é importante no bom funcionamento da mente. Melhora também a circulação, melhorando a chegada de oxigênio no cérebro, dando mais ânimo.

LEVEDO DE CERVEJA: fonte de vitaminas do complexo B que participam de diversas reações no organismo, inclusive aquelas responsáveis pelo fornecimento de energia para o organismo.

MEL DE ABELHA: fornece energia rápida para as células, já que é prontamente absorvido pela corrente sanguínea ao ser digerido. Mas, por ser calórico, deve ser consumido com moderação e é contra-indicado para diabéticos.

AÇAÍ: o açaí é um poderoso energético, principalmente se servido com mel e granola. Fonte de proteínas, lipídios, fibra, cálcio, ferro, fósforo e vitaminas B1, B2 e C. É fonte ainda de antioxidantes que neutralizam os radicais livres prevenindo o envelhecimento precoce e doenças como câncer.

Mas lembre-se, além de incluir no cardápio estes alimentos, é de extrema importância realizar refeições a cada 03 horas para evitar a queda de glicose no sangue e a falta de energia para o organismo!

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